31 de julho de 2025
Brasil e Poder

LULA NA ÁFRICA: Lula assinou em Angola sete acordos de cooperação; Lula disse que a relação com Angola vai ter um novo patamar

Veja mais

Publicado em
619afefcd583830d1c7a8d869255d6c9.jpeg

(Brasília-DF, 25/08/2023)   Nesta sexta-feira, 25, os governos do Brasil e de Angola assinaram sete acordos de cooperação em diversas áreas durante o primeiro dia da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país africano. A cerimônia ocorreu no Palácio Presidencial em Luanda.

Foram assinados acordos e memorandos técnicos nas áreas de turismo, saúde, educação, agricultura, apoio a pequenas e médias empresas, recursos humanos e exportações. Para o presidente Lula, os atos ajudam a ampliar as relações já historicamente consolidadas entre Brasil e Angola.

"Vamos alçar nossa parceira estratégica a um novo patamar. O Brasil quer apoiar Angola no esforço de diversificar sua economia. Nosso comércio pode ser mais amplo e diverso", afirmou Lula.

Lula celebrou a intenção dos angolanos de priorizar programas na área agrícola, para garantir não apenas a segurança e a soberania alimentar da população, mas também para ampliar o crescimento econômico do país.

"O Brasil, neste aspecto, é o parceiro ideal, pois enfrentou desafios semelhantes. Hoje, temos conhecimento tecnológico e políticas públicas para compartilhar com Angola. Vamos elaborar um plano de ação conjunto entre nossos ministérios da Agricultura", declarou o presidente Lula.

Um dos principais exemplos dessa cooperação é o Programa de Desenvolvimento Regional do Vale do Cunene, região no sul de Angola que foi castigada pela seca nos últimos anos. A iniciativa, com participação da Embrapa, tem como objetivo ampliar a agricultura local com técnicas de plantio e irrigação semelhantes às que foram utilizadas no Vale do rio São Francisco, no Nordeste brasileiro.

 

Conheça a lista dos acordos assinados entre Brasil e Angola

Acordo sobre o exercício de atividades remuneradas por dependentes de diplomatas, pessoal administrativo e técnico e militares que prestam serviços nos países;

Memorando de entendimento entre para cooperação no setor do turismo sustentável;

Projeto de cooperação entre os ministérios da Saúde dos países para diagnóstico e tratamento da hanseníase;

Memorando de entendimento sobre cooperação agrícola entre os ministérios da Agricultura brasileiro e angolano;

Projeto de cooperação "Escola de Todos", para o estabelecimento da terceira fase do programa;

Memorando sobre apoio a micro e pequenas empresas, assinado pelo Sebrae com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequena e Médias Empresas (Inapem) de Angola;

Memorando sobre promoção da exportação entre a APEX e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)