31 de julho de 2025
Brasil e Poder

ENFRENTANDO A CRISE: Rio prorroga medida restritivas até o dia 22 de março; ele disse que não vai ter tolerância com quem descumprir medidas e haverá severas multas nos casos de aglomerações

Eduardo Paes vai permitir que quiosques e ambulantes atuem nas praias

Publicado em
a69c0e89d3d41c5f444b67ea0a6b4d02.jpg

( Publicada originalmente às 14h 29 do dia 11/03/2021) 

(Brasília-DF, 12/03/2021) As medidas restritivas com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 e dar fim às aglomerações na cidade do Rio de Janeiro, tomadas na semana passada, foram prorrogadas pelo prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, atraés do Decreto nº 48.604, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Rio. Elas vão continuar valendo até o dia 22 de março

O texto estabeleceu algumas modificações em relação ao documento anterior, como os horários escalonados de funcionamento de comércio, serviços e administração pública, para melhor distribuir o fluxo diário de passageiros nos transportes públicos e, assim, evitar as aglomerações. Além disso, quiosques e ambulantes poderão voltar a atuar nas praias com horários específicos.

“A gente tem uma ampliação de números de casos de pessoas que procuram a rede pública com sintomas da Covid-19. É esse número que nos faz tomar medidas preventivas. O que estamos tentando fazer neste momento é evitar que a curva de mortes cresça. Como faz isso? Com tratamento adequado, porque na hora que tiver superlotação não vai conseguir dar tratamento clínico nenhum “, afirmou Paes ao comentar sobre as novas medidas, que passam a valer a partir da 0h desta sexta-feira ,12.

Segundo o novo decreto, o setor de serviços poderá funcionar de 8h às 17h; a administração pública de 9h às 19h; e  o comércio em geral, de 10h30 às 21h. Os estabelecimentos dentro de shoppings e centros comerciais deverão seguir, obrigatoriamente, esse horário escalonado. Essas medidas foram discutidas com as entidades empresariais.

“Respeitem as regras! Esses horários não são facultativos, são compulsórios. Identificamos que os principais vetores de contaminação (do vírus) são o transporte público, estabelecimentos de bares e restaurantes, e eventos. Agora tem neste decreto também que, se não respeitar, nós vamos agir com muito rigor e podemos fechar por 15 dias ou até definitivamente”, explicou Paes, lembrando que o setor de bares, quiosques e restaurantes agora poderá funcionar até as 21h, enquanto ambulantes e barracas fixas nas praias poderão trabalhar até as 17h.

Está mantida a proibição da permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 5h, o chamado toque de recolher. O prefeito voltou a fazer um apelo à população para que respeite as novas medidas, além das regras sanitárias já amplamente divulgadas.

“É importante que se entenda isso. Se as pessoas não usarem máscara, não mantiverem o mínimo de distanciamento social, se não usarem álcool em gel vão transmitir a doença, vão adoecer e vão colaborar para a superlotação dos hospitais. Essa pandemia é a coisa mais anticarioca que existe, somos uma cidade que gosta de abraçar e aglomerar, mas nesse momento específico isso não é adequado. Por isso a restrição. Evitar agora para não ter que ficar chorando a morte de ninguém depois “, disse o prefeito, durante a divulgação da 10ª edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, nesta quinta-feira, no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova.

Entre as sanções para quem descumprir as medidas, está uma multa gravíssima, cujo valor varia de R$ 14.060,74 a R$ 56.242,92. Prevista no Código Sanitário em vigor, ela será aplicada em casos reincidentes.

“A tolerância vai ser zero. Não vai ser tolerado nenhum tipo de aglomeração. Se descumprir, se aglomerar, o bar será fechado por 15 dias. Está todo mundo mais do que avisado, a gente já comunicou diversas vezes, principalmente à associação de bares e restaurantes – alertou o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)