COMENTÁRIO DO DIA: Agora, é para valer!
Ouça o comentário da Política Real
( Publicada originalmente às 09h 30 do dia 28/09/2020)
(Brasília-DF, 29/09/2020) A semana começa com o Presidente Jair Bolsonaro de volta ao trabalho em Brasília. Saúde em dia, ainda bem!
Estão marcadas reuniões e até o lançamento de uma programa sobre mineração.
No Congresso, não haverá sessões, mas haverá trabalho sobre a comissão mista de reforma tributária.
No Executivo, haverá muitas reuniões nas pastas econômicas. No Mundo, os mercados estão em alta face a economia chinesa estar animando os bancos europeus.
Aqui no nosso Brasil, a campanha eleitoral para as disputas municipais estão valendo.
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Agora é pra valer. Começou a campanha eleitoral municipal de 2020. O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, disse que somos a 4ª democracia do Planeta, que somos todos iguais e livres, falou das medidas por conta da pandemia e que temos que enfrentar o vírus da desinformação.
Desde a redemocratização, vimos poucas vezes a nacionalização das campanhas, talvez a primeira de 1.985 e a de 2016 quando Dilma Rousseff vivia seu ocaso. As pessoas acabam se voltando para o dia a dia de suas cidades e a questão nacional, que possa influenciar as disputas presidenciais, é deixada de lado.
O Presidente Jair Bolsonaro e sua família parecem decididos, ao menos, a se envolverem nas eleições de Rio e São Paulo, por conta de uma atencipação da campanha de 2022. O sucesso ao apostarem na polarização em 2018 e a digitalização ao qual esta eleição está marcada, com a pandemia, não devem se desprezadas.
Se espera grandes dificuldades para PT e PSDB, que comandaram o país nos últimos anos. Partidos como PSD e Progressistas querem tomar lugar do MDB, que ainda tem o maior número de candidatos, na esquerda tem o acerto PSB e PDT.
A coisa ainda está começando, mas se as parcerias de Luis Roberto Barroso com as plataformas de internet derem certo contra as Fake News e Bolsonaro tiver êxito em Rio e São Paulo vamos ter muito o que contar ao final.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia.
( da redação)