NORDESTE EM MANCHETE: Wilson Martins chama partidos que têm cargos no governo para definir quem fica e quem sai por causa das campanhas eleitorais
Governador quer saber com quem pode contar nas eleições de 2014, para forma uma nova base aliada
(Brasília-DF, 5/12/2013) O governador Wilson Martins (PSB) está chamando ao Palácio de Karnak e à residência oficial representantes dos partidos que estão na iminência de romper com o governo para definirem os rumos políticos de 2014. Entre os partidos estão o PT, o PTB e o PDT. As conversas objetivam dar uma ideia, ao governador, dos partidos e lideranças com quem ele poderá contar nas eleições do próximo ano, para formar uma nova base aliada. A informação é do jornal Diário do Povo do Piauí, de Teresina, na edição desta quinta-feira, 5.
O PT, por exemplo, já está em plena campanha para o governo, com o senador Wellington Dias, líder do partido no Senado, ex-governador, como pré-candidato. O PTB é aliado declarado do PT, mas ambos continuam ocupando cargos no primeiro e segundo escalão do governo. Nas conversas com os representantes dos partidos, o governador quer saber se eles continuarão apoiando o governo e se continuam alinhados politicamente, ou vão partir para apoiar outra candidatura.
Entrega de cargos
Se for assim, que entreguem os cargos para compor com quem pode ser aliado futuramente. As conversas dão sequência ao que Wilson tem dito nas entrevistas aos veículos de comunicação. Ele quer uma definição, antes do ano terminar, das forças políticas com quem poderá contar em 2014. Nesta quarta, 4, durante visita ao Rodoanel, Wilson Martins voltou a falar na entrega dos cargos pelos partidos que não estarão no palanque do PSB em 2014.
"Quem hoje está no governo e amanhã vai criticar o que fazemos hoje, é melhor entregar logo os cargos", declarou ele.
Terça-feira, 3, ele já havia avisado que a partir de janeiro só ficará no governo os partidos que comunguem do projeto de desenvolvimento que ele implanta no Estado. O partido com um grande número de cargos no governo é o PT. São sete representações, além de outras indicações que não são nem de primeiro e nem de segundo escalão.
PT
O PT indica para a Sasc (Secretaria de Assistência Social e da Cidadania), Seid (Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência), Secretarias das Cidades e da Justiça e Direitos Humanos, Agência de Fomento, Fundac (Fundação Cultural do Estado) e Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí).
O PTB tem a secretaria de Turismo, a direção geral da Ceapi (Central de Abastecimento do Piauí) e a secretaria executiva da secretaria de Transportes. O PDT indicou a presidência do Iapep (Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí). O secretário de Segurança, Robert Rios, é do PDT, mas está no cargo pela cota pessoal do governador.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)