Para onde vão PSB, PT e PMDB?
A coluna de Genésio Araújo Jr é publicada todos os domingos neste espaço
Publicado em
(Brasília-DF) Os maiores partidos nordestinos decidiram para onde vão nessas eleições municipais. O PSB, PT e PMDB.
No Maranhão, PT e PMDB estarão juntos numa candidatura que terá muitas dificuldades para ir a um segundo turno. Lá, os fortes são o PSDB, o PP e o PTC(!?). O PSB estava em crise e o caso poderá terminar em Brasília. O partido decidiu entrar na vice do PSDB, mas ainda tenta candidatura própria ou compor com o PTC. Nas principais cidades do Estado, o caminho de pulverização ainda foi mais nítido.
No Piauí, PSB, PT e PMDB estão separados e lançaram candidatos ou fizeram composições. PMDB não lançou candidato, mas se colocou como vice na chapa do PTB ,que tem o atual prefeito de Teresina. Lá o forte é o PSDB, mas a entrada do PT baldeou. A tendência é que os três partidos não se afastem muito.
No Ceará, PSB e PMDB estão juntos. O PT lançou candidato, porém a maior coligação não é dele. São muitos candidatos, com gente forte vinda do PC do B e DEM, que lideram as pesquisas. O quadro poderá apartar para sempre o grupo, pois o PT fechou com o PR, arquirival do PSB. Fala-se num novo pólo político no Estado.
No Rio Grande do Norte, o PSB quer sobreviver depois do caos de 2010 e se aliou ao favorito nas pesquisas, o PDT. O PMDB e o PT terão seus candidatos. Eles estão apartados. A família Alves controla o PDT e o PMDB. O segundo nas pesquisas é um nome do PSDB, que veio do PSB, isso tudo em Natal. Em Mossoró, PSB e PT estão juntos e o PMDB foi se unir ao Democratas. A disputa lá é entre os Rosado, nada mudou.
Na Paraíba, a confusão é geral. Os partidos estão separados tanto em João Pessoa como em Campina Grande. Em João Pessoa, os três partidos terão candidatos e a tendência é que haja uma possível aproximação, em segundo turno, entre PT e PMDB. O PSDB é forte e poderá unir adversários, no futuro. Em Campina, o PT decidiu apoiar o PP e o PMDB tem chapa pura com uma grande coligação de 8 partidos, mas sem o PSB. A tendência , hoje, é que o PSB fique isolado e sem chances tanto em JP como em CG.
Em Pernambuco, PSB e PMDB estão juntos e balançou convicções, talvez no mesmo nível do Ceará. O PT se lança com chapa pura – isso tudo no Recife. Os petistas estão irados e dizem que eleição não é concurso público. O PC do B, que sempre foi aliado do PT ficou de PSB. O PSDB e o DEM candidatos. Apesar de Lula e Eduardo se esforçarem nada será como antes.
Em Alagoas, os PMDB e PT decidiram ficar juntos(e o PTB de Collor, também), como coadjuvantes e vão apoiar o líder nas pesquisas, o PDT. O PSB recuou na última hora e vai apoiar o Democratas(!!) – isso tudo em Maceió. Em Arapiraca, PMDB e PT estão juntos e darão apoio ao PTB. O PSB ficou com o PSDB.
No Sergipe, PSB, PT e PMDB estão unidos. Caso único. O favorito é o Democratas com o velho João Alves, que terá apoio do emergente PSC, dos irmãos Amorin – isso em Aracaju
Na Bahia, PT e PSB estão juntos. O PMDB está de cigarra, isolado. O favorito é o velho carlismo que tem a seu favor a fama de bom administrador. Salvador vive um caos, mas o candidato do PT tem a força do velho oportunismo nordestino, típico de baianos e cearenses.
O PT nunca terá certezas com o PMDB, mas com o PSB é outra conversa.
É emblemático que PT, PSB e PMDB só estejam juntos no Sergipe, o menor eleitorado nordestino e onde Dilma teve a sua menor maioria. Ai tem!
Eis o mistério da fé.
e-mail: [email protected]