31 de julho de 2025
EVANGÉLICOS

Lula, durante ato no Planalto, assina decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação da cultura nacional; Lula lembrou diversos atos em que esteve com a cultura gospel e evangélica

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em

Com agências

(Brasília-DF, 23/12/2025). Também nesta terça-feira, 23, por conta da solenidade de posse do novo ministro do Turismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que reconhece oficialmente a cultura gospel como manifestação da cultura nacional. A medida amplia o escopo de expressões culturais legitimadas pelo Estado e possibilita a inclusão do segmento no planejamento de políticas públicas.

Lula, durante a cerimônia de assinatura, afirmou que o ato representa um passo importante de respeito à comunidade evangélica do país.

"É um ato simples, mas com força simbólica muito profunda", disse o presidente.

Ao justificar a medida, Lula ressaltou o papel da fé como parte da cultura brasileira. "Com esse decreto, o Estado brasileiro confirma que a fé também se expressa como cultura, como identidade, como história viva do nosso povo", declarou. O presidente também mencionou que o reconhecimento permitirá valorização, promoção e proteção da cultura gospel, incluindo não apenas as manifestações artísticas, mas também os profissionais e espaços comunitários envolvidos.

"A música, especialmente, atravessa gerações, regiões e classes sociais. Ecoa nos templos, nas casas, nas praças, nas rádios, nas redes — levando mensagens de esperança, consolo, justiça e amor ao próximo", afirmou Lula.

O presidente ainda lembrou outras iniciativas adotadas ao longo de seu governo em relação à liberdade religiosa, como a criação do Dia Nacional da Marcha para Jesus, em 2009, e a sanção da Lei da Liberdade Religiosa, em 2003. Em 2024, foi criado o Dia Nacional da Música Gospel.

"O Estado é laico, mas isso não significa um Estado indiferente à fé do seu povo. Significa um Estado que respeita todas as crenças, que não discrimina, que não hierarquiza", afirmou Lula, ao defender que espiritualidade também integra a formação cultural do país.

O decreto busca ampliar a presença da cultura gospel nas ações do Ministério da Cultura, abrindo caminhos para o acesso a editais, fomento, registro e preservação de manifestações artísticas ligadas ao segmento.

(da redação com assessoria, Ag. Brasil e RT Brasil. Edição: Política Real)