31 de julho de 2025

Nordeste e Turismo

Ministério do Turismo investiu 19,6 milhões de reais do Prodetur Nordeste em 2005; Cerca de 10 milhões de reais foram liberados para Bahia, Ceará e Alagoas no mês dezembro.

Publicado em

(Brasília-DF, 12/01/2006) O Ministério do Turismo liberou no fim de 2005 o valor de 12,5 milhões de reais para pagamentos de projetos beneficiados pelo Prodetur Nordeste e Prodetur Sul nos estados da Bahia, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul. No total, o MTur investiu o valor de 19,6 milhões de reais para os estados e municípios do Prodetur NE e 6,2 milhões para o Prodetur Sul, em 2005.

 

 

Os recursos pagos ao Prodetur NE no fim do ano destinam-se à execução da Estrada Itacaré-Camamu, na Bahia, no valor de 4 milhões de reais; à elaboração da base cartográfica dos municípios do Pólo Costa do Sol, no Ceará, também de 4 milhões e à elaboração da base cartográfica dos municípios do Pólo Costa dos Corais, em Alagoas, com custo de 1,7 milhão.

 

 

O valor total do Prodetur NE II será de 400 milhões de reais. O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, se comprometeu em aportar recursos da ordem de 160 milhões de dólares, como contrapartida federal, sendo que 34,2% desse valor cabem aos estados e municípios. Os outros 240 milhões vêm do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

Até então, o Ministério do Turismo do atual governo aplicou no Prodetur NE II cerca de 55,4 milhões de reais, enquanto que no Prodetur SUL o total aplicado foi de 12,5 milhões.

 

 

(por Liana Gesteira com informações do Ministério do Turismo)