Nordeste e Orçamento.
Senador Renan Calheiros diz que atual processo orçamentário
( Brasília-DF, 20/12/2005) O senador Romeu Tuma (PFL-SP) cumprimentou o presidente do Congresso, Renan Calheiros( PMDB-AL), por ter reunido a Comissão Representativa do Congresso em Plenário, nesta terça-feira ,20, e viabilizado a aprovação de créditos suplementares ao Orçamento da União. A aprovação dessas matérias vai ajudar a evitar, assinalou Tuma, que a Polícia Federal em Brasília sofra corte de energia elétrica por falta de pagamento e que as Forças Armadas fiquem impossibilitadas de fornecer alimentação à tropa.
Após o comentário do pefelista, Renan afirmou que essa reunião da comissão representativa demonstrou que o atual processo orçamentário está esgotado. Assim, defendeu que a elaboração do orçamento federal seja reformulada, a fim de evitar mudanças de última hora. Como exemplo, citou a necessidade que o Senado teve de cortar investimentos e custeio para pagar o reajuste de 15% aos servidores, pois o governo federal só agora liberou, por meio de Medida Provisória, a suplementação de recursos solicitada anteriormente pela Casa.
Na opinião do deputado Gilmar Machado (PT-MG), o atraso na votação de propostas orçamentárias não é culpa só do governo.
- Algumas matérias estão no Congresso desde agosto. Todos têm responsabilidade - disse. Ele também defendeu a aprovação de projeto de resolução para reorganizar a discussão e votação do Orçamento da União.
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) até chegou a admitir a existência de problemas em relação à elaboração do orçamento, mas sustentou que dificuldades na execução orçamentária são responsabilidade do governo e das maiorias que lhe dão suporte no Congresso.
( da redação com informações da agência Senado)