31 de julho de 2025

Maranhão.

Senador Edison Lobão volta a defender criação do Estado do Maranhão do Sul; Proposta está na Câmara dos Deputados.

Publicado em

( Brasília-DF, 24/06/2005)    O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu a criação de uma nova unidade da Federação a partir da cisão do Maranhão - o chamado Estado do Maranhão do Sul. Com 120 mil quilômetros quadrados e cerca de um milhão de habitantes, o novo estado seria o quinto maior da região Nordeste, com 49 municípios, disse o senador, em discurso nesta sexta-feira ,24.

 

 

Segundo Lobão, na nova unidade da Federação teria início a Ferrovia Norte-Sul, que interligará as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, resultando em importante opção logística para o escoamento da produção nacional e até mesmo internacional.

 

 

Além da Ferrovia Norte-Sul, que interligará rodovias estaduais e federais, o transporte fluvial pelos rios Tocantins e Araguaia vai possibilitar maior desenvolvimento econômico e geração de empregos na região, destacou Lobão. Tal realidade, segundo o parlamentar, já se efetiva com a implementação do primeiro Pátio de Integração Multimodal e com a criação da fábrica de dormentes de concreto, na cidade de Porto Franco(MA). Responsável por uma produção de 1.200 dormentes por dia, a fábrica gera 150 empregos diretos e 400 indiretos, de acordo com o senador.

 

 

Lobão lembrou, ainda, que o sul do Maranhão tem potencial energético suficiente para abrigar investimentos de grande porte. Além do Rio Tocantins, com suas usinas de Serra Quebrada e Estreito, que começarão a funcionar em breve, as bacias dos rios Manuel Alves e Farinha têm potencial para gerar mais 500 mil Kilowatts.

 

 

Ao concluir seu discurso, Lobão afirmou que o caminho a seguir, agora, é o de dar continuidade à proposta de criação do estado, aprovando-se a realização de um plebiscito com a população maranhense, como determina o artigo 18 da Constituição em relação à criação de novos estados.

 

 

( da redação com informações da Agência Senado)