Confiança de Serviços cai pelo terceiro mês seguido em agosto, informa FGV-IBRE
A queda do ICS reflete piora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.
Publicado em
(Brasília-DF, 28/08/2025). Na manhã desta quinta-feira, também, a FGV-IBRE divulgou o seu Índice de Confiança de Serviços (ICS) que recuou 2,6 pontos em agosto, para 87,1 pontos, igualando ao menor nível desde maio de 2021 (87,1 pontos). Na média móvel trimestral, o índice cedeu 1,6 ponto.
“O resultado de agosto da confiança de serviços reforça a tendência de desaceleração observada ao longo do ano. Neste mês, notam-se resultados negativos nos principais indicadores da pesquisa, sobretudo na demanda de serviços prestados às famílias que outrora sustentou a recuperação geral do setor. Em relação ao futuro, os empresários mantêm um olhar mais pessimista para o segundo semestre, em linha com a complexidade do cenário econômico brasileiro. O aumento da incerteza e uma expectativa geral de desaceleração da atividade com a política monetária contracionista”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.
A queda do ICS reflete piora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,1 ponto, para 91,2 pontos, menor nível desde setembro de 2021 (90,0 pontos), e o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 4,1 pontos, para 83,1 pontos, menor nível desde março de 2021 (81,8 pontos).
Ambos os componentes do ISA-S recuaram: o indicador de volume de demanda atual retraiu 0,8 ponto, atingindo 92,5 pontos, e indicador de situação atual dos negócios cedeu 1,4 ponto, para 89,9 pontos. Em relação às expectativas, o indicador que mensura a demanda prevista nos próximos três meses recuou 2,7 pontos, para 85,2 pontos, e o que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses caiu 5,4 pontos para 81,1 pontos, patamar mais baixo desde junho de 2020 (79,4 pontos), quando a economia brasileira passava pelo período de lockdown da pandemia.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)