Confiança do comércio recuou em agosto, informa FGV-IBRE
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 28/08/2025) Na manhã desta quinta-feira, 28, o FGV-IBRE também divulgou o seu índice de Confiança do Comércio (ICOM) que recuou 4,0 pontos em agosto, para 83,1 pontos, em sua segunda queda consecutiva. Em médias móveis trimestrais, também houve recuo de 1,9 ponto, para 86,5 pontos.
"A confiança do comércio registra sua segunda queda consecutiva, agora mais intensa, devolvendo o avanço observado no segundo trimestre. A queda foi disseminada, sendo observada não apenas em todos os indicadores que compõem o índice, mas também de forma generalizada em todos os principais segmentos. A manutenção dos componentes do índice abaixo dos 90 pontos e a queda mais intensa nas expectativas representam pontos de atenção para o setor para os últimos meses do ano. Esse quadro reflete as preocupações do setor com o ambiente macroeconômico, com destaque para a crescente pressão do custo financeiro sobre os negócios”, afirma Geórgia Veloso, economista do FGV IBRE.
Em agosto, a queda da confiança ocorreu de maneira disseminada nos seis principais segmentos do setor e foi influenciada principalmente pelas perspectivas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) teve o terceiro recuo consecutivo, agora em 1,7 ponto, para 86,5 pontos, com piora nos dois indicadores que o compõe. O quesito que mede a avaliação sobre a situação atual dos negócios, variou negativamente em 2,7 pontos, para 85,2 pontos. Na mesma direção, o indicador que avalia o volume de demanda atual recuou 0,6 ponto, para 88,1 pontos.
O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 6,4 pontos, para 80,3 pontos, também com os quesitos que o compõem apresentando resultados na mesma direção: o indicador que mede as perspectivas de vendas nos próximos três meses caiu 7,1 pontos, para 79,3 pontos, e o que avalia as expectativas sobre a tendência dos negócios nos próximos seis meses recuou em 5,4 pontos, para 82,1 pontos.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)