Maranhão.
Resolução do CNE dá novas diretrizes aos cursos de pós-graduação; Professores maranhenses com mestrado em Cuba terão seus diplomas reconhecidos pelo MEC.
(Brasília-DF,16/06/2005) Os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais, têm novas diretrizes. O Diário Oficial da União da última sexta-feira, 10, publicou a Resolução nº 2, da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), alterando a Resolução nº 2, de 2001.
O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), realizou audiência pública na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, neste ano, onde reuniu representantes da Capes, do Conselho Federal de Educação e da Associaão dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
"Considero que, a partir das nossas discussões na Câmara, o CNE pode avaliar o reconhecimento dos mestrados de professores de todo o país que não haviam sido reconhecidos", comentou Gastão Viera. Ele acredita que a pressão feita durante a audiência pública pelos parlamentares da Comissão de Educação ajudou nesta definição do MEC.
Esta medida atende aos professores de nível superior, ligados às Universidades Federal e Estadual do Maranhão, além do Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado (Cefet), que fizeram mestrado, há alguns anos, na área de educação para o trabalho em instituições de ensino cubanas.
( da redação com informações de assessoria)