Não escreva ao seu congressista
Decidimos testar o novo sistema de comunicação do eleitor com os parlamentares, de quem às vésperas das eleições costuma receber uma enxurrada de papeis e cartas com pedido de voto. Foi uma decepção. Enviamos cartas de igual teor a 100 deputados federais e a 10 senadores da República. Não era pedindo emprego, mas apoio para a aprovação de um projeto do hoje governador Lúcio Alcântara sobre o restabelecimento do registro consular dos nascidos no exterior, filhos de pais brasileiros, engavetado na Câmara há quatro anos. Ano 2000.
O presidente da Câmara, João Paulo, não respondeu. Mas adotou a providência sugerida: logo mandou constituir, em junho, a comissão especial de deputados (que nunca se instalou) para apreciar a emenda. Já o senador Magno Malta foi rápido. Embora a matéria já estivesse fora do Senado, nos telefonou e fez um discurso apelando à Câmara - que fez ouvido de mercador - para que votasse a matéria. Os outros 98 jamais se dignaram de responder. As eleições ainda estão muito longe. Vê-se aí que escrever aos congressistas no Brasil é mera perda de tempo. A carta do cidadão criada pelo bem intencionado presidente da Câmara na verdade não serve para nada que não seja engordar o já volumoso lixo de papéis do nosso Congresso Nacional. Portanto, não escreva ao seu congressista. Suas chances de fazer papel de besta são de 98%%.
No milhar
Disputa acirrada no mercado de equipamentos de informática em Brasília vem causando a concorrência do Tribunal Superior Eleitoral, que vai adquirir de uma só tacada nada menos de 6.257 computadores. Tem gente apostando nesse milhar.
Na regra
Para não fugir à tradição da Casa, mais um: o deputado distrital Odilon Aires, da bancada do PMDB na Câmara Legislativa do Distrito Federal é denunciado pelo Ministério Público por crime ambiental. Ele mandou desmatar uma imensa área de preservação para construir um lago junto a sua fazenda..
Assuntando
Quem esteve em Brasília, assuntando para saber conde arranjar recursos para administrar, foi o prefeito eleito do Crato, Almoçou com deputados e visitou ministros, sempre assessorado pelo ?senador? Vieira * A Câmara realizou sessão solene para comemorar os 100 anos do reitor Martins Filho e os 50 de sua obra maior, a Universidade Federal do Ceará *.
Fome zero
O presidente Lula fez o seu checape em São Paulo e os médicos garantiram que tem uma saúde de ferro, que pode enferrujar se ele beber água. Mas está com excesso de peso. E o que dá esse negócio de fome zero.
Eram melhores
Olhando bem as fichas do despotismo em todo o mundo pode-se chegar à conclusão de que os ditadores brasileiros eram melhores do que os dos outros. Pelo menos não se conhecem depósitos de butins em paraíso fiscais em nome de Getúlio Vargas, Castello Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Errnesto Geisel e João Figueiredo. Os nossos pelo menos não eram ladrões..
Pobreza
O rei Mohamed IV, do Marrocos, chegou a Brasília a bordo de um jumbo da Royal Air Marrocos, a empresa de aviação comercial do seu país, já que, ao contrário de governantes de países ricos como o Brasil, não dispõe de um jato de luxo exclusivo para as suas andanças pelo mundo.
Aluguel
Em Brasília a moda é barriga de aluguel. Empresas estão pagando a mulheres grávidas para que façam rapidamente o seus pagamentos e cuidem de processos em bancos e repartições públicas, usando do privilégio das filas de atendimento preferencial. O mesmo ocorre com idosos e deficientes..
Aran
Depois de atender a milhares de pessoas na semana passada, realizando curas e cirurgias espirituais, o médium Kleber Silva, o Aran, encerrou sua missão em Fortaleza e no próximo mês estará em Brasília, incorporando o médico alemão dr. Fritz e atendendo gratuitamente a quantos o procuram.
Cultura
Numa demonstração de incentivo à cultura, a Fundação Alexandre Gusmão, um organismo que o Itamarati usa para gastar dinheiro público sem burocracia, estpa comprando quase dois mil exemplares do livro ?Diário Inédito de Joaquim Nabuco?, mais do que a tiragem total das obras da maioria dos escritores brasileiros.
Sem asas
A Policia Federal continua cortando as asas do tráfico de drogas no país. No próximo dia 15, a Secretaria Nacional Antidrogas venderá em leilão seis aviões apreendidos em poder de traficantes. O dinheiro apurado vai para o Fundo Nacional Antidorgas.
De volta?
Sintoma de que o imprevisível ex-presidente Itamar Franco está mesmo arrumando as malas regressar de vez ao Brasil, encerrando a carreira diplomática: ele acaba de despachar de volta a Brasília a sua principal assessora, Ruth Hargreaves, que o acompanha desde os tempos do Senado.
História
Todo jornalista que tem o que contar deveria ser obrigado a imitar o Lúcio Brasileiro, escrevendo um livro. Ninguém melhor do que um repórter competente e ético que viu e viveu a História para conta-la sem intermediários..
por Rangel l Cavalcante
e-mail: [email protected]