Armário Explosivo
Estão por aí muitos dos que, acovardados pelo medo da prisão e da tortura entregaram os companheiros e sobreviveram. Há ainda aqueles, políticos, empresários, jornalistas, artistas e profissionais dos mais variados matizes que durante anos colaboraram e receberam benefícios do regime de exceção, entregando colegas, amigos e até parentes aos calabouços castrenses. A abertura desses arquivos pode mostrar o ?milagre? da sobrevivência de muitos que no discurso batiam diariamente no regime instaurado em 64, mas que atravessaram ilesos todos os mais de vinte anos de terror. Há aqueles que roubaram os cofres públicos mas foram poupados porque votavam sistematicamente a favor da ditadura no Congresso (o voto era sempre secreto) e por isso tiveram os processos arquivados.
Não se pode dizer até onde será bom ou mau exibir os arquivos da repressão ao público. Mas é certo que eles mostrarão a verdadeira face de bandidos, traidores, covardes e delatores, entre os quais quem sabe estarão alguns dos que hoje sentam ao nossos lado. É por isso que, até mesmo dentro do governo do PT tem gente lutando com todas as forças para que se coloque uma laje em cima dessa explosiva mina de verdades que é o que resta da história subterrânea do mais negro período da vida dos brasileiros nos últimos tempos. Tirar os esqueletos dos armários é, sem duvida, nitroglicerina pura. Mas é um risco de uma explosão que todos os brasileiros de consciência limpa querem e merecem correr.
O alvo
A Polícia Federal levou exatos 17 anos para descobrir um clube que promovia brigas de galos no Rio de Janeiro e que tinha registro legal, placa luminosa e funcionava abertamente. Deve ter sido a campana mais longa da história da nossa PF..
De novo
Vários leitores nos enviam mensagens indagando por que se o senador José Sarney e o deputado João Paulo Cunha, presidentes do Senado e da Câmara, são contra as medidas provisórias não aprovam, com a força que têm nas duas casas, uma emenda constitucional acabando com elas?
No trinques
Depois de comprar geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, e exaustores, além de mandar instalar carpetes, persianas e cortinas novas nos apartamentos funcionais em que os deputados moram de graça, a nossa Câmara Federal está gastando nada menos de R$ 1,322 milhão em reparos e conservação das moradias dos ilustres parlamentares.
Complicando
. O Hélio Beltrão, o homem da desburocratização, deve estar se revirando no túmulo. A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu concorrência ? o edital é um catatau de 27 páginas ? para selecionar uma empresa que terá a missão de contratar um regente para o seu coral. Poderia economizar tempo e o dinheiro do contribuinte simplesmente realizando um concurso para escolher o maestro. .
Talvez lá....
Lula despachou o ex-ministro Francisco Graziano para o Peru com a missão de ensinar às autoridades daquele país como encher a barriga do povo, instituindo lá um programa igual ao ?Fome Zero?, menina dos olhos do PT aqui no Brasil. Pode ser que lá dê certo....
Mais sete
Anote ai: você está devendo mais sete dólares aos grande banqueiros internacionais por conta do novo empréstimo externo feito pelo Brasil com o lançamento de US$ 1.250 em títulos de responsabilidade do Tesouro Nacional, através dos bancos JP Morgan e Citigroup
Finalmente
Ponto para os deputados distritais de Brasília, que, finalmente, fizeram algo em favor dos cidadãos. Ele derrubaram a chamada taxa de varanda, um incrível imposto inventado pelo governo do Distrito Federal que incidia sobre a área das sacadas dos apartamentos..
Prontuário
Com a eleição do deputado Confúcio Moura para a prefeitura de Ariquemes (RO), efetiva-se na Câmara o primeiro suplente do PMDB Natan Donadon. O novo deputado federal chega a Brasília com um extenso prontuário, que inclui vários processos no Supremo, no STJ, no TSE e na justiça do seu estado. E só não está na cadeia porque tem a liberdade garantida por um habeas corpus.
Detalhe
O ministério da Saúde poderia esclarecer se a medida de 52 milímetros dos 46 milhões de preservativos masculinos ? camisinhas ? que está comprando para distribuir nas suas campanhas de prevenção da AIDS se refere ao comprimento ou ao diâmetro.
rangel cavalcante