31 de julho de 2025

As PPP´s e o Meio ambiente

Publicado em
Ontem, o Conselho Nacional de Meio Ambiente, o Conama, completou 20 anos que edita resoluções sobre meio ambiente.

As iniciativas desse Conselho podem não merecer muito a nossa atenção porém, se formos fazer uma balanço, vamos ver que o Conselho até que serviu para alguma coisa nesses anos. A Agência Política Real gerou algumas notícias, ontem, sobre o movimento dos ambientalistas. Até o fim do ano, o pessoal do Conselho vai tentar mostrar o que de melhor fez pelo meio ambiente e pelo país. Numa rápida investigada, a Agência descobriu que ao longo desses anos o Conama editou 17 resoluções que atendiam ao Nordeste ? a maioria voltada para proteger a Mata Atlântica sobrando algumas para atender a Caatinga.

Lembrar que o Conama existe é interessante, nesses tempos em que o país se prepara para as PPP´s. Não custa recordar, também, que o país há tempos não faz grandes investimentos em infra-estrutura. Foi só o Governo começa a retomar algumas iniciativas e começou a ser falar que o problema era do Ibama que atrasava os licenciamentos. Hoje, já se sabe que muita coisa que se falava que estaria em discussão no Ibama, ainda não tinha nem saído dos Ministérios onde deveria andar, inicialemete! Brinca-se no Ibama, e no MMA, que tem iniciativa que se diz problemática, desde a época de Dom Pedro II, mas nunca chegou em quem de direito! O Conama reúne autoridades e instituições no Estados e serve para instrumentalizar ações do MMA ? o Ibama também dá atenção a essas normas. Bem, quando as PPP´s chegarem ao mundo como ficaria a relação dessa gente com o poder econômico que virá junto com a novidade?!

Tem gente dizendo aí que não ficará pedra sobre pedra, tem gente dizendo poraí que as PPP´s não serão tudo isso que se imagina delas para mudar o país, especialmente no seu déficit em infra-estrutura. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O que foi construído pela sociedade nos limites impostos a sanha do crescimento em detrimento do desenvolvimento não vão serão esquecidos. As PPP´s não são tudo isso que o Governo imagina delas, especialmente o que pensa o presidente Lula, mas também não vão deixar tudo do jeito que está - na penúria. O Conama e suas resoluções serão observadas, a todo momento, quando as grandes obras começarem a ser retomadas.

O problema é saber quando elas serão retomadas!

Bom dia, ambientalistas e ambientados.

PONTUANDO.

O ministro Eunício Oliveira, das Comunicações, passou uns dias fora. Tinha retorno certo, ontem - hoje o batente deverá ser normal.

Por falar nas Comunicações, ontem, a Telemar teve aumento em suas ações. Ontem, também, o BNDEs liberou uma grana preta para a Brasil Telecom. Pelo jeito muda governo mas o setor de telefonia continua numa boa!

Só se fala em Brasília que a disputa entre a família Sarney e o Governo José Reinaldo Tavares é para valer e não vai ter paz não! Bem, a política de não tomar posição não deve prosperar. Há quem diga que o assunto já começa a preocupar o Palácio do Planalto, Seu!

O PT nacional não está dando a menor pelota para as pretensões dos candidatos petistas, no Piauí. Incluindo Teresina! Os últimos dias de Mão Santa no Senado, caladinho, caladinho, foram observados por todo mundo aqui em Brasília.

Quanto a Paraíba tudo leva a crer que se o esquema de Cássio Cunha Lima sair derrotado em Campina Grande poderá conferir a união PT-PMDB, na Paraíba, novas cores. Podem entrar outros em cena, como o emergente PTB.

Ontem, os baianos se reuniram com o pessoal do GTE do PT, inclusive com a presença de um ministro baiano importante. Já se voltam para as eleições do interior. Aí tem!

Nota de Rodapé: Preparem os estômagos!

Por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]