31 de julho de 2025

Preparem os chás!

Publicado em
Esta semana será uma graça, para não dizer o fim.

O Governo vai ter que se haver com alguns problemões. Tem a questão da PEC paralela, na Câmara, e o início dos trabalhos da MP do Mínimo. A questão da PEC paralela até que não é o fim do mundo pois surgiu um acordo, aí, mas na questão do mínimo o bicho vai pegar. São esperadas algumas manobras, como a retirada de nomes que forma indicados para compor a Comissão, como foi feito na nunca instalada CPI do Bingos. Vamos aguardar.

Na esfera regional, a questão da Sudene vai continuar vívida. O pessoal da Câmara, com Zezeu Ribeiro(PT-BA) à frente, vai ? operar o convencimento? para que a Nova Sudene ressurja. No Senado, nesta terça,11, os senadores vão receber Ciro Gomes, da Integração, para ele explicar o que o Governo faz para retomar a Sudene, e a nova Sudam. Outro baiano estará à frente, o senador César Borges(PFL-BA), que propõs o requerimento na importante Comissão de Assuntos Econômicos. Tudo indica que a chegada das eleições municipais vai incendiar essa questão.

Ribeiro foi indicado para a relatoria da Sudene por influência do então líder Nélson Pellegrino(PT-Ba), do PT na Câmara. Tolice não arriscar que a retomada da instituição era para bombar a campanha de Pellegrino, que está bem atrás de César Borges na disputa de Salvador, por enquanto. Essa disputa nos leva a crer que a nacionalização de temas regionais será um belo ingrediente das próximas eleições.

Em cada uma das cidades e centros, de meso ou micro regiões, que poderiam se beneficiar de ações nacionais devem ter que lidar com os equívocos do governo federal.

Na Paraíba, que precisa como quê de boas noticias sobre transposição de águas, se sabe que os esvaziados tucanos, por iniciativa estratégica de Cássio Cunha(PSDB, já aprontam para os lados dos governistas. No Ceará, a respeitável pré-candidatura de Inácio Arruda, em Fortaleza, sofre com as acusações de que o novo governo não vem levando recursos para o Ceará como o povo anterior!

Em Pernambuco, os parlamentares da base já falam que vale à pena recriar a Sudene seja de que forma for, mesmo sem recursos carimbados. Não tenham dúvidas que uma questão como essa, nacional e regional, não vá explodio no processo sucessório local.

Os problemas se repetem nas meso regiões. Na região de Petrolina(PE) e Juazeiro(BA) as conquistas da chamada esquerda podem se esvaziar nas próximas disputas, mesmo com todo o destaque de pefelistas e tucanos. A crise das chuvas e a paralisia na Codevasf fizeram grandes estragos.

Bem, sobre a semana! ? promete!

Bom dia, nordestinos e brasileiros.

PONTUANDO

O ministro Ubiratan Aguiar, que foi deputado pelo Ceará por muitos anos e é muito querido pela classe política, apesar do hoje ser ministro do fiscalizador TCU, - lança nesta terça novo CD com seus versos, aqui em Brasília. ?No Vagão da Estrela? deverá ser lançado em algumas cidades nordestinas

O clima de tensão entre Paulo Paim(PT-RS) e seu Partido, com iminente expulsão a partir do fechamento de questão do novo mínimo, atinge, também, o acordo para a reeleição das mesas. Não custa lembrar que ele é o primeiro Vice Presidente do Senado, Seu!

Como o presidente José Sarney vai se comportar nesse episódio da Comissão do Mínimo, heim!?

Olha, essa questão de que o pais estaria preocupado com o gosto que o presidente Lula tem por bebidas alcóolicas não é de todo exagerado. Em Brasília, e nos centros mais bem informados do país, se sabia desse gosto, mas o Governo errou ao não rebater a primeira das notas que saiu a respeito em colunas mais ousadas. Agora ficou difícil, Seu!

Nota de Rodapé: Que semana, heim?!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]