A hora maior
Bem, o Presidente foi ao Nordeste e chamou atenção do país, mas a questão política que se monta e as alternativas que se oferecem devem ser vista com muito cuidado.
A coordenação da Bancada do Nordeste vai oferecer três alternativas ao Governo Federal:
A primeira sugestão seria a de suspender, temporariamente, as contrapartidas dos governos municipais e estaduais , todas elas - inclusive as com o INSS, dos programas federais enquanto durar a decretação do estado de calamidade pública. Essas contrapartidas seriam direcionadas para atender as comunidades atendidas. Essas compensações, das contrapartidas seriam fiscalizadas pela Defesa Civil.
A segunda alternativa a ser oferecida pela coordenação da Bancada, que já teria recebido sinais de setores técnicos do Governo Federal, com atuação no Nordeste, seria a do Governo liberar 50%% das emendas individuais, e de bancada, referentes a 2.003 para ações voltadas a setores abalados economicamente pelas chuvas.
A terceira sugestão teria o caráter de buscar soluções permanentes. A bancada entende que atuar reativamente e não proativamente não é adequado e sugere a criação de um Programa Nacional de Convívio e Combate às Calamidades Públicas(sic). A Coordenação irá sugerir que seja destinado meio por cento do OGU, durante 20 anos, para ser usado em obras de infraestrutura para adequar o país às calamidades.
Essas sugestões são interessantes para o Nordeste, pois se poderia evoluir positivamente aos previsíveis 100 milhões de reais que o Governo Federal prenuncia para atender todo o país.
A dúvida é saber se o Governo Federal vai aceitar mas o importante é ver a evolução. De nada adianta a mera crítica ou censura, deve-se buscar ir além.
Em verdade, essas propostas vão além do Ministério da Integração e desembocam na Casa Civil. Um vespeiro. Vamos aguardar.
Bom dia, crentes e descrentes.
PONTUANDO
Seguiram com Lula para o Pernambuco e o Piauí, além dos ministros, o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Roberto Pessoa(PL-Ce) e foram convidados parlamentares da base que são dos estados visitados. Deve ter sido um bom momento para acertar assuntos esquecidos.
Um dos assuntos que chamam atenção é a retomada da Sudene.
Por falar nisso, nesta semana, os senadores do Nordeste e de Minas devem dar clareza ao documento que devem apresentar ao presidente Lula, cobrando sua promessa de campanha para a região. A recriação da Sudene.
ACM ainda nem entrou no PMDB e já está criando estragos. Ele estaria colocando na cabeça do presidente José Sarney para não aceitar o ex-deputado e ex-ministro João Henrique na ECT, lá das Comunicações de Eunício Oliveira, face a ligação daquele com Geddel Vieira Lima, Seu!
Os ministros entrantes estão ainda com suas equipes para formar. E olhe que são quase todos. Lula deverá cobrar pressa. Em março isso vai ter que estar funcionando, Seu!
Nota de Rodapé: Que São Pedro seja parcimonioso, né?!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]