Dois assuntos
O paulistério estava todo lá na sexta. Aqui em Brasília, já se tem como certo que o Nordeste, que iria acabar ficando com os dois postos oferecidos pelo Presidente, na Esplanada, deverá ser desfalcado. È quase certo que o PMDB do Centro-Oeste é que deverá indicar o senador que irá para a Previdência. Outro ponto - as falas do ministro José Dirceu e do presidente da Câmara, João Paulo, durante o ato de desagravo ao deputado Luiz Eduardo Greenhalgh(PT-SP) por conta de acusações no caso Celso Daniel, que anda pegando de jeito os estrelados paulistas.
Bem, vamos ao que temos. Nessa semana o senador Nei Suassuna(PMDB-PB) já tinha dito ,lá em João Pessoa, que a confirmação de Eunício Oliveira, líder do Partido na Câmara, para o Ministério das Comunicações, assim como de João Henrique para ocupar a ECT, estariam afetando a entrada de outro nordestino nos acertos. Pois bem, a fala de Suassuna tinha razão de ser. Tudo indica que isso pesou, mais ainda que se alegar que o PMDB seria um partido de nordestinos, como se dizia e diz do PFL. É bom lembrar que o PMDB elegeu os governadores do Sul e não do Nordeste! Será uma perda?! Não resta dúvida que sim , porém não resta dúvida que vai ficar tudo de muito bom tamanho ? o grande motivo para a não entrada de um nordestino na pasta destinada aos senadores foi o fato da maioria dos senadores da região terem votado em Serra, com raras exceções, como é o caso de Mão Santa( hoje rompido com o Palácio do Planalto).
Vamos ao outro ponto relevante. Esse acordo do PT com o PMDB é de Governo e de Estado, uma estratégia de poder, mesmo que se veja com cuidado e zelo a tradição brasileira da leviandade. O chamado núcleo duro demonstra crer no futuro dessa união. Pois bem, ontem JP Cunha disse que acha fundamental a reforma pois o Governo necessita de votos no Plenário das duas casas congressuais. Dirceu já fala diferente, fala em acordo de Poder. Ora bolas, todo mundo sabe das diferenças entre os dois líderes petistas mas não precisa tanto.
O Presidente tem que começar a ver que essas diferenças paulistas e paulistanas devem virar prioridade depois que a reforma passar. A natural disputa entre essa gente poderosa pode virar um bom argumento. Tem hora que o basta, aquele bem conservador, resolve que é uma beleza, Seu!
Boa semana a todos.
PONTUANDO
Esse acordo do PT com o PMDB já faz muita gente divagar em algumas conversas brasilíndias. Diz-se que do jeito que o Governo Lula anda mal com os servidores públicos a campanha da reeleição não vai ser feita com o seu tradicional eleitorado, mas com a do governador Joaquim Roriz,Seu! Eita maldade!
E as chuvas aí, heim?! Quem acompanhou a agência Politicareal, no fim do ano, ficou logo sabendo. A ida da reportagem ao INPE-Cptec, onde se teve acesso a informações que confirmavam chuvas normais no semi-árido e em boa parte da zona da mata nordestina( nesta o período de chuvas é entre abril e agosto, viu!) é um marco. Vamos torcer que elas continuem como estão, nem demais nem de menos!
Eunício Oliveira e João Henrique passaram o fim de semana juntos. Foram ao Tocantins e ao Ceará no fim de semana. Não falam nada mas tudo indica que essa dupla deve funcionar em intensa sintonia nas Comunicações e na ECT. Os dois se entendem muito bem, desde os melhores tempos de FH, Seu!
Nota de Rodapé: A semana promete!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]