31 de julho de 2025

E essa convocação, heim!?

Publicado em
Começa a convocação extraordinária do Congresso Nacional, mais uma é, bom que se diga!

Serão 25 assuntos a serem abordados pela Câmara. No Senado, teriam sete assuntos. Para as duas casas só tem um único tema, mas na Câmara ainda têm 4 MP´s que estão trancando a pauta o que obrigará suas votações antes de qualquer outras. No Senado, as coisas só vão andar depois que as Comissões Técnicas liberarem sobre os temas apresentados pelo Executivo. Pelo a nítida parceria existente entre Planalto e o Gabinete do Presidente do Senado não haverá problema. Bem, os três grandes assuntos dessa temporada, não se enganem, será a emenda paralela da reforma da Previdência, na Câmara, e a reforma do Judiciário, no Senado, além claro da repercussão da reforma ministerial. Enfim, a máquina volta a funcionar, tanto gerando novos e novas como carne picada ? faz parte do espetáculo.

Pois bem, chama atenção o movimento desses nordestinos poderosos.

O senador Lobão, presidente da CCJ, do Senado, se reuniu ontem com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Ele já disse que a reforma vai ser, sim, discutida no Senado, agora. É bom lembrar que, em regra, nem todos os pontos apresentados pelo Executivo, numa convocação, podem ser aceitos por uma das Casas, no caso o Senado. Lobão disse ontem, repito, no final da manhã, que a coisa vai andar em seu território. Independente do alinhamento e simpatia que Lobão possa ter com o Governo, não resta dúvida que, apesar da conhecida cautela, o senador maranhense não é de esconder trabalho em gaveta; outro maranhense famoso já teve o eco de sua opinião ribombada nessas bandas! Mesmo em férias, o ministro Edson Vidigal, outro Edson, só que esse vindo do Judiciário, e que vai assumir o principal tribunal brasileiro depois do STF nos próximos dias ? defende que a convocação extraordinária aprecie a reforma do judiciário!

A fala e visão de Vidigal, agora mais observada face as mudanças de pauta na ordem nacional, chama atenção e impressiona os não iniciados no Ministro.(muita gente dentro do Congresso independer de governo ou oposição acha desnecessária a inclusão deste tema na convocação) Quem o conhece sabe como ele não confunde os interesses coorporativos da classe com as necessidades que o poder deve buscar para cumprir seus objetivos constitucionais e quereres nacionais.

Vidigal sempre defendeu uma reforma do Judiciário, no seu sentido jurídico e não só político. Muita gente acredita que neste ano não teremos discussões e votações de reformas ,pois estamos à beira de um novo processo eleitoral. Se depender de algumas pessoas as discussões vão ser fortes e importantes. Bem, está tudo só começando. Resta aguardar.

Bom dia, convocados e convocadores.

PONTUANDO

Há informação que o ministro Vidigal está em Brasília ainda nessa semana. Ele está de férias, bebendo na sua fontes original, lembrando Tolstói. Os amigos de Caxias, lá no Maranhão é que estão adorando, Seu!

Inocêncio Oliveira(PFL-PE), VP da Câmara e do Congresso, foi quem abriu os trabalhos , ontem. Nem José Sarney e nem João Paulo Cunha vieram iniciar a coisa. Sarney ainda está combalido com a morte de sua mãe e JP se ausenta só para mostrar seu desdém pela convocação que nunca quis!

A morte de Dona Kiola deve ser uma dor sem fim. Diz-se que para os artistas as dores são mais criativas que os sabores. Passado um tempo, deveremos ter nova obra, à vista, que deverá chamar atenção. não só do Brasil mas do mundo.

O ex-deputado e ex-minisro João Henrique Sousa, passou toda a manhã despachando no gabinete da Presidência do PMDB, na Câmara. Teve uma segunda de muitas ligações e poucos despachos. Ele só retorna ao seu Piauí quando as coisas se acertarem, Seu!

Lá no Ceará só se fala do retorno da Tribuna do Ceará, tradicional publicação que deixou de circular há dois anos. O jornal está querendo voltar em primeiro de março. Vamos ver!

Nota de Rodapé: Que esses dias nos sejam leves, viu!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]