31 de julho de 2025

Guerra das informações

Publicado em
O destaque da agência Politicareal, após o recesso de fim e início de ano visto que sua base de operações vem a ser em Brasília, desta semana foram números divulgados pela Confederação Nacional de Municípios em que apontavam a penúria dos municípios para honrar suas contas de fim exercício.

Pois bem, ontem, o destaque da mesma agência eram números voltados para o Nordeste ,divulgados pela Secretaria do Tesouro do Ministério da Fazenda que foram apurados pela liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Se os números da CNM falavam alto, imagina só o tamanho do vozerio dessa nova informação! Segundo o Ministério da Fazenda, em 2.003, os nove estados da região tiveram aumento nominal nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios entre 3,6%% e 5,16%%!

Ora bolas, passamos o ano passado sempre de frente com informações apontando a indigência dos municípios que vivem de FPM, tudo porque teriam reduzido o quinhão devido à restituição do imposto de renda pessoa física, que, lembre-se, ainda, rendeu até no fim do ano! O Governo e a Secretaria do Tesouro passaram recibo.

Bem, quem está com a verdade?! Certamente o povo, e suas matizes mais necessitadas, que precisam da ação do poder público, até porque é bom lembrar - o rico, quando falta apoio público, ainda tem das suas para contar!

Existe aí uma guerra de informações e contra-informações. O Ministério da Fazenda e a liderança do PT destacaram índices nominais, não reais. A CNM fez questão de falar que diminuíram o bolo. Em verdade, o vilão não é único mas os principais foram a falta de racionalidade de alguns prefeitos e a manutenção da redução da atividade econômica. Contra a falta de renda nos resta pouco.

Neste ano de eleições municipais, com a expectativa de realizações de lucros públicos, se assim se pode dizer, com novos administradores em postos chaves do Governo Federal- nada melhor que conferir essa batalha frente a uma guerra maior. Estamos aqui para contar o que está por trás das linhas, viu!

Bom dia, prefeitos e munícipes.

PONTUANDO

O Estado do Nordeste que mais cresceu em FPM foi o Sergipe e depois o Piauí. E aí!

As lideranças municipais do Piauí foram as que mais chamaram atenção nos reclamos, visto que possuem lideranças nacionais no setor.

Os governadores que mais chamaram atenção nessa muvuca de reforma tributária foram exatamente o Piauí e o Sergipe. O primeiro pois era do PT , única na região, e o segundo foi o que mais escreveu e marcou posição. È bom lembrar que o Sergipe foi o único Estado que deu opinião clara sobre reforma tributária ainda no início das discussões.

O senador Efraim Morais(PFL-PB), deu no portal Wscom, lá da Paraíba, está querendo salvar a candidatura do PFL a capital de João Pessoa. Vamos acompanhar.

Pegou mal. Os comerciantes nordestinos devem tem que ser profissionais. Quem foi ao Nordeste nesta férias pode constatar que houve um aumento considerável nos preços dos serviços de lazer, próprios aos turistas. O pessoal de Brasília que foi a Salvador e Fortaleza pensava que estava vendo os preços da cidade com maior renda per capita do país,Seu!

Nota de Rodapé: Tem gente levando do nosso, Seu!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]