CPI do Extermínio
Comissão aprova requerimentos e deverá ir a cinco estados do Nordeste.
(Brasília-DF,15/10/2003) Os deputados da CPI do Extermínio aprovaram 12 requerimentos na tarde dessa quarta. Audiências públicas foram aprovadas, convocados parlamentares estaduais, representantes de trabalhadores, juízes e secretários de estados. Na próxima terça-feira, 21, serão ouvidos pela Comissão o deputado estadual Frei Anastácio(PT-PB) e o promotor público Marinho Mendes, também da Paraíba.
Foram aprovadas audiências em cinco estados do Nordeste: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia. Foi aprovado requerimento para solicitar a todos os nove secretários de segurança pública dos estados da região os relatórios “estatísticos dos homicídios com características de extermínio”. Os deputados decidiram convidar um representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurança Privada.
BAHIA - Foram convidados o deputado estadual Júlio Oiticica(PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia da Bahia assim como a juiza Olga Regina, da Justiça baiana.
PARAÍBA – Além dos convidados da próxima terça foi aprovado o requerimento que convida o secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba. Nessa terça-feira,14, o relator deputado Luiz Couto(PT-PB) afirmou durante a oitiva dos promotores de Pernambuco, Rosemary Souto Maior e Braz de Mendes - que na Paraíba a situação, o combate aos crimes de extermínio, era pior do que em Pernambuco, pois não se levavam à frente as investigações. Os promotores pernambucanos reclamaram de embaraços em seus trabalhos, de quase toda ordem.
PERNAMBUCO – Foi aprovado requerimento para convidar o secretária de Defesa Social do Estado de Pernambuco.
SERGIPE – O deputado estadual Gilvan Carvalho, os senhores Luís Mendes, o secretário de Segurança Pública e a delegada de polícia civil Meire Belfort.
(Redação com Genésio Araújo Junior)