Missão Artemis ruma a Lua para enviar homem à orbita do satélite após mais de 50 anos
Veja mais
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 01/04/2026) A tripulação da Artemis 2 está oficialmente a caminho da Lua em uma missão histórica de 10 dias, que marca o retorno do ser humano à órbita lunar após mais de 50 anos.
O lançamento do foguete que leva a cápsula Orion 2 ocorreu nesta quarta-feira ,01, às 19h35, a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.
"Que vista incrível", disse o comandante da missão, Reid Wiseman, logo após a decolagem. "Estamos vendo um belo nascer da Lua."
Além de Wiseman, a missão transporta outros três astronautas: Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, além de Jeremy Hansen, da Agência Espacial do Canadá.
Eles não vão pousar na Lua, mas orbitá-la, chegando mais longe da Terra do que qualquer ser humano já esteve.
Ao longo do trajeto, serão percorridos mais de 800 mil quilômetros pelo espaço.
Segundo a Nasa, a espaçonave já cruzou a linha de Kármán — o limite que separa a atmosfera terrestre do espaço — e as etapas iniciais da missão ocorreram conforme o planejado.
Na hora que antecedeu a decolagem, foram detectados problemas que chegaram a ameaçar o lançamento, relacionados ao sistema para abortar a missão.
Esse é o mecanismo que permite aos engenheiros da Nasa ejetar os astronautas e destruir o foguete em caso de falha.
A contagem regressiva de 10 minutos foi mantida, enquanto os engenheiros trabalhavam na solução — que foi resolvida rapidamente.
Neste momento, parte da equipe compartilhou mensagens sobre o significado da missão:
"Estamos indo por nossas famílias", disse o piloto Victor Glover.
"Estamos indo por nossos colegas de equipe", afirmou Christina Koch.
"Estamos indo por toda a humanidade", declarou Jeremy Hansen.
Em seguida, foram feitas as checagens finais dos sistemas críticos do foguete.
Um a um, os responsáveis confirmaram que tudo estava pronto para o lançamento, com respostas como "Booster, go", "GNC, go" e "Range, go".
"Artemis II, aqui é o diretor de lançamento — vocês estão autorizados para a decolagem", informou o controle da missão.
"Vamos por toda a humanidade", respondeu o comandante Reid Wiseman.
Logo depois, os quatro motores RS-25 e os dois propulsores laterais de combustível sólido foram acionados, gerando uma grande coluna de fogo.
( da redação com informações da BBC. Edição: Política Real)