Ibovespa chegou a 186.241 pontos e dólar caiu a R$ 5,19
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 09/02/2026). Nesta segunda-feira, 09, os mercados no Brasil, com destaque para a B3, o Ibovespa estendeu os ganhos influenciado pela maior demanda de investidores estrangeiros por ativos fora dos Estados Unidos e pelo movimento positivo dos mercados em Nova York.
O principal índice da B3 avançou 1,80%, aos 186.241 pontos, voltando a superar o recorde nominal de fechamento. Já o dólar recuou 0,48%, cotado a R$ 5,1915.
Os ganhos na bolsa foram impulsionados pelas ações da Vale, que avançaram 1,96%, e dos bancos.
Os papéis da Petrobras também subiram, refletindo o aumento dos preços internacionais do petróleo. As ações preferenciais da petroleira tiveram alta de 1,83%, e as ordinárias, de 2,03%.
Preocupação
Chamou atenção no Brasil que a Raízen - é uma das maiores empresas de energia do Brasil e referência global em bioenergia - teve a sua nota de crédito rebaixada de grau de investimento para o nível especulativo tanto pela Fitch Ratings como pela S&P Global Ratings, à medida que a empresa de açúcar e etanol enfrenta um aperto crescente de liquidez.
O movimento prolonga a queda nos títulos da companhia, cujos preços foram reduzidos quase pela metade na última semana.
A pressão crescente sobre a empresa — que até agora não conseguiu levantar recursos adicionais junto às controladoras Cosan e Shell — levou à contratação da assessoria Alvarez & Marsal como parte dos esforços para reforçar sua situação financeira, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News.
A turbulência que envolve a Raízen abalou os investidores, que levaram os preços de seus títulos a níveis de estresse. A situação também alimenta preocupações sobre a pressão enfrentada por outras empresas em dificuldades que captaram recursos nos mercados de dívida brasileiros.
( da redação com informações da Bloomberg Linea. Edição: Política Real)