31 de julho de 2025
BANCO MASTER

Deputados e senadores apresentam pedido de CPMI do Master; 42 senadores e 238 deputados federais

Deputados e senadores assinaram pedido, que não vem tendo apoio do Cenrão

Por Politica Real com agências
Publicado em
Deputados e senadores falam do protocolo da CPMI do Master Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

(Brasília-DF, 03/02/2026). Nesta terça-feira, 03, foi protocolado requerimento para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) no Congresso com objetivo de investigar supostas irregularidades envolvendo o Banco Master. A iniciativa teve apoio de 42 senadores e 238 deputados federais, número de assinaturas superior ao mínimo exigido. 

O próximo passo é a leitura do requerimento em sessão conjunta do Congresso, etapa necessária para a instalação formal da CPMI. O pedido será analisado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Autor do requerimento, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que buscará apoio para garantir a instalação da CPMI.

“Existe muita gente poderosa envolvida. Vamos buscar o apoio dos nossos senadores para que haja a interlocução com o presidente Davi Alcolumbre. Nós não temos nenhum receio de que as investigações avancem sobre quem quer que seja. Doa a quem doer, nós vamos fazer as apurações “, disse.

Após a leitura, a comissão terá prazo de 180 dias para fazer investigações, solicitar documentos e convocar depoimentos. A CPMI pretende apurar indícios de fraudes, irregularidades administrativas e prejuízos bilionários associados ao Banco Master, cujo processo de liquidação extrajudicial revelou perdas relevantes para o sistema financeiro.

( da redação com informações de assessoria e Ag. Senado. Edição: Política Real)