Gilmar Mendes sai em defesa de Dias Toffoli face as criticas do caso Master
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 26/01/2026) No início da tarde desta segunda-feira, 26, o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, fez uma publicação nas suas redes sociais, no X, ele fez uma defesa do ministro Dias Toffoli, do STF, que tem sido criticado por suas decisões sobre o caso do Banco Master. Mendes disse que Toffoli tem uma trajetória de compromisso com a Constituição.
“O ministro Dias Toffoli tem uma trajetória pública marcada pelo compromisso com a Constituição e com o funcionamento regular das instituições.”, disse.
Ele disse mais. afirmou que Toffoli atenta ao devido processo legal e o PGR tem reconhecido sua regularidade na atuação.
“No exercício da jurisdição, sua atuação observa os parâmetros do devido processo legal e foi objeto de apreciação da Procuradoria-Geral da República, que reconheceu a regularidade de sua permanência no caso.”, disse.
Gilmar Mendes diz que a independência é fundamental para o chamado diálogo republicano.
“A preservação da independência judicial e o respeito às instâncias institucionais são condições indispensáveis para o diálogo republicano e para a confiança da sociedade nas instituições.”, finalizou na postagem nas redes sociais.
( da redação com informações nas redes sociais. Edição: Política Real)