31 de julho de 2025
MERCADOS

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em queda e no Brasil será divulgada a Pesquisa Mensal dos Serviços( PMS)

Veja mais números

Por Politica Real com agências
Publicado em
Mercados em queda Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 13/01/2026). A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP investimentos apontando que os mercados globais estão em queda e no Brasil será divilgada pelo IBGE a Pesquisa Mensal de Serviços de novembro de 2025.

Veja mais:

Mercados globais

Nesta terça-feira, os futuros nos EUA operam em queda (S&P 500: -0,2%; Nasdaq 100: -032%), com investidores aguardando a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro e o início da temporada de resultados. O dado do CPI vem após um payroll que indicou um mercado de trabalho ainda estável, mas com sinais de arrefecimento, reforçando a expectativa de que o Fed adie cortes de juros. Além disso, os investidores acompanham a divulgação do resultado do JPMorgan, que abre a temporada de balanços do setor financeiro.

Na Europa, as bolsas operam em leve queda (Stoxx 600: -0,1%), com o foco permanecendo nos desdobramentos geopolíticos no Irã e na investigação criminal envolvendo o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Entre os destaques corporativos, as ações da Orsted sobem após decisão judicial nos Estados Unidos permitir a continuidade de um projeto de US$ 5 bilhões suspenso anteriormente. No campo político, o mercado reage às declarações de Trump sobre a imposição de uma tarifa de 25% a países que mantenham relações comerciais com o Irã.

Na China, os mercados fecharam mistos (CSI 300: -0,6%; HSI: +0,9%), com o CSI 300 destoando do bom desempenho regional na Ásia. O destaque positivo ficou para o Japão, onde o Nikkei avançou mais de 3% após a retomada dos negócios, impulsionado por expectativas de eleições antecipadas e fortes ganhos em ações ligadas a tecnologia e semicondutores. Os mercados asiáticos seguem relativamente resilientes às incertezas geopolíticas e institucionais vindas dos Estados Unidos.

IBOVESPA -0,13% | 163.150 Pontos.  CÂMBIO +0,12% | 5,37/USD

Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão de segunda-feira com leve queda de 0,1%, aos 163.150 pontos. Em um dia de agenda doméstica esvaziada, o noticiário internacional ganhou protagonismo após a resposta do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, às ameaças de uma possível acusação criminal. Ainda assim, os mercados globais fecharam próximos da estabilidade (S&P 500, +0,2%; Nasdaq, +0,1%).

Assaí (ASAI3, +4,6%) avançou após a divulgação de números de alavancagem abaixo do guidance anteriormente indicado pela companhia. Na ponta negativa, C&A (CEAB3, -2,6%) voltou a recuar, ainda refletindo o aumento das preocupações dos investidores com os resultados do 4T25.

Para o pregão de terça-feira, destaque para a divulgação dos dados de inflação ao consumidor de dezembro nos EUA e da Pesquisa Mensal de Serviços de novembro no Brasil. Além disso, a temporada internacional de resultados do quarto trimestre ganha tração com o setor financeiro, a partir da divulgação dos números do JPMorgan.

Renda Fixa

Os juros futuros encerraram ontem em queda, com movimento concentrado nos vértices longos, em sessão de liquidez fraca e agenda esvaziada. Investidores aproveitaram para ajustar prêmios acumulados na curva após a alta da semana passada, quando IPCA e payroll reforçaram cautela. A postura conservadora do Banco Central segue limitando apostas para cortes imediatos da Selic, mantendo a inclinação mais contida. DI jan/27 em 13,730% (-3,0bps); DI jan/28 em 13,005% (-6,0bps); DI jan/29 em 12,995% (-7,0bps); DI jan/31 em 13,285% (-7,0bps). Nos EUA, os Treasuries mostraram leve abertura, corrigindo parte da queda anterior, em meio a ajustes técnicos e ruídos políticos envolvendo o Fed. T-note 2y em 3,54% (0bps); T-note 10y em 4,19% (+1bp); T-bond 30y em 4,83% (+1bp).

IFIX

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou a sessão de segunda-feira com leve queda de 0,04%, em um dia de agenda doméstica sem grandes eventos diretamente relacionados aos FIIs. Os fundos de papel avançaram 0,05%, enquanto os fundos de tijolo registraram queda de 0,04%. Entre as maiores altas do dia, destacaram-se HSAF11 (+2,2%), JSAF11 (+1,8%) e MCRE11 (+1,6%). Já entre as principais quedas, figuraram URPR11 (-1,7%), PMIS11 (-1,7%) e GZIT11 (-1,0%).

Economia

Donald Trump anunciou que os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 25% sobre qualquer país que mantenha relações comerciais com o Irã, com efeito imediato. A decisão ocorre antes de um julgamento da Suprema Corte sobre a legalidade de tarifas anteriores impostas por Trump sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).

Na agenda internacional, destaque para a divulgação da inflação ao consumidor de dezembro nos Estados Unidos.

No Brasil, temos a Pesquisa Mensal de Serviços de novembro, em que esperamos um leve avanço de 0,1% contra outubro, e 2,8% na comparação interanual.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)