Donald Trump anuncia tarifa extra de 25% a todos os países que realizarem negócios com o Irã
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 12/01/2026). Nesta segunda-feira, 12, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 25% contra "qualquer país" que realize negócios com o Irã. A medida, com "efeito imediato", incidirá sobre "todo e qualquer negócio sendo feito" nos EUA, segundo detalhou o mandatário. Ele anunciou em sua conta na Truth Social
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais realizadas com os Estados Unidos da América. Esta ordem é final e irrecorrível. Agradecemos a sua atenção a este assunto!
PRESIDENTE DONALD J. TRUMP”, diz o texto.
Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, explicou que Trump não descarta ordenar ataques aéreos contra o país persa, ressaltando que o presidente mantém "sempre todas as opções em aberto".
Enquanto isso, vários funcionários de alto escalão do governo dos EUA, liderados pelo vice-presidente J.D. Vance, pressionam por uma opção diplomática, segundo reportou The Wall Street Journal, citando funcionários norte-americanos.
Teerã acusou os EUA e Israel de organizar os recentes protestos em algumas cidades iranianas, alegação confirmada por numerosos documentos, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Ao mesmo tempo, muitos iranianos saíram às ruas em apoio ao atual governo e contra os crimes patrocinados pelo exterior.
( da redação com RT News. Edição: Política Real)