Delcy Rodrigues, presidente interina da Venezuela, fez postagem de agradecimento a Lula, Gustavo Petro de Pedro Sanchez; ele fez especial agradecimento a Lula e ao “povo brasileiro”
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 10/01/2026) No início da noite dessa sexta-feira, 09, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, postou mensagem de “especial gratidão” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo brasileiro por apoio e solidariedade “nos momentos mais críticos após a agressão sofrida”.
No dia 3, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores foram sequestrados por militares dos EUA, sob ordem do governo de Donald Trump, e estão presos em Nova York.
Além da menção de agradecimento aos brasileiros, Delcy destacou ter conversado com Lula, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Veja a íntegra da postagem que ela fez em sua conta no Instagram:
Tive conversações com o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; com o presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, e do Governo do Reino de Espanha, Pedro Sánchez; no contexto da grave agressão criminosa, ilegal e ilegítima perpetrada contra a República Bolivariana da Venezuela.
Durante essas trocas, relatei detalhadamente sobre os ataques armados contra o nosso território, que provocaram o assassínio de mais de uma centena de civis e militares, bem como sobre as graves violações do direito internacional, incluindo a violação da imunidade pessoal do Presidente Constitucional da República, Nicolás Maduro Moros, e da Primeira Dama e Primeira Combatente, Cilia Flores.
Também concordamos com a necessidade de avançar numa agenda de cooperação bilateral ampla, com base no respeito pelo direito internacional, na soberania dos Estados e no diálogo entre os povos.
Agradeci de forma especial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo do Brasil pelo acompanhamento e apoio dado à Venezuela nos momentos mais críticos após a agressão sofrida.
Com o Presidente Gustavo Petro, ratifiquei que a Colômbia e a Venezuela são países irmãos, comprometidos em avançar juntos para enfrentar e resolver os problemas que nos afetam em comum, com base no respeito mútuo e na cooperação regional.
Ao conversar com o Presidente Pedro Sánchez, agradeci-lhe a corajosa posição do Governo espanhol condenando a agressão contra a Venezuela e levantei o nosso interesse em trabalhar em conjunto numa agenda bilateral ampla e benéfica para ambos os povos e governos.
Reafirmei que a Venezuela continuará a enfrentar esta agressão pela via diplomática, fiel aos princípios da Diplomacia Bolivariana de Paz, como único caminho para a defesa da nossa soberania e a preservação da paz.”, disse.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)