Lula, nas redes sociais, comemora assinatura do acordo União Europeia-Mercosul
Acordo seria uma vitoria da negociação, disse Lula
Publicado em
(Brasília-DF, 09/01/2026) O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a confirmação pelo Conselho da União Europeia do acordo de livre comércio União Europeia e Mercosul. O Brasil esperava assinar o acordo ainda em dezembro, quando o país ainda comandava a presidência rotativa do Mercosul, que agora está com o Paraguai. A presidente do Conselho Europeu pediu um “tempo” para convencer a Itália que estava contra.
Hoje, a maioria dos países que comandam 65% da população da União Europeia confirmou o acordo.
“Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões.”, disse, inicialmente, em sua conta do X.
Lula disse que num cenário de protecionismo o acordo é um sinal em defesa do comércio internacional.
“Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos.”, disse.
Lula que depois de tanto tempo venceu o diálogo, a negociação, cooperação e integração.
“O texto amplia alternativas para exportações brasileiras e investimentos produtivos europeus e simplifica regras comerciais para os dois lados. Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos.”, finaliza
(da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)