31 de julho de 2025
BRASILIA EM DESTAQUE

Muito se especula que o sistema Vai de Graça no DF vai se expandir em 2026; nessa semana saiu o balanço de viagens gratuitas em 2025: 31.667.479 viagens gratuitas

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em

Muito se especula no mundo do poder em Brasília que o programa Vai de Graça que oferta acesso ao sistema público de transporte sem custo para as pessoas durante aos domingos e feriados vai se expandir.

Nessa terça-feira, o Governo do Distrito Federal divulgou o balanço das viagens realizadas sem a cobrança de passagens nos ônibus e metrô do Distrito Federal, o “Vai de Graça”, que chegou a 31.667.479 no ano de 2025.

Segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o programa funcionou durante 69 dias, incluindo domingos, feriados e datas em que o benefício foi estendido por meio de decreto do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Tivemos um aumento substancial na utilização do transporte público coletivo do DF, beneficiando a população em seus deslocamentos para eventos culturais, áreas de esporte, lazer e turismo, além de aumentar o movimento também no comércio local”, avaliou o titular da Semob-DF, Zeno Gonçalves.

Segundo o secretário, a média de viagens aos domingos, que antes do programa girava em torno de 270 mil acessos por dia, subiu mais de 70% com as passagens gratuitas, passando para uma média de 458 mil acessos diários.

“O Vai de Graça contribuiu para o incremento no sistema de transporte do DF, que registrou 360.604.983 acessos em 2024, subindo para 388.597.835 acessos em 2025”, comparou Zeno.

Nosso Natal

No período de 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, o programa Vai de Graça foi estendido por decreto do GDF para beneficiar as pessoas que participaram do evento Nosso Natal, na Esplanada dos Ministérios. Além de funcionar o dia todo aos domingos e feriados, o programa funcionou nos demais dias com passagens de graça entre 18h e 23h, em todas as linhas de ônibus e no metrô.

Ao todo, foram 16 dias com transporte de graça para a população, e o sistema registrou 3.706.140 acessos ao transporte público coletivo do DF, nesse período. Os maiores movimentos foram registrados aos domingos, dia 21, com 548.060 viagens, e no dia 28, com 463.050 acessos. No feriado de Natal (25), houve 257.735 viagens pelo Vai de Graça.

 

( da redação com informações da Ag. Brasília. Edição: Política Real)