31 de julho de 2025
RUSSIA/UCRÂNIA

Rússia diz que Ucrânia bombardeou região de Kherson e mantou ao menos 24 pessoas; Moscou diz que vai mostrar provas de tentativa de ataque de Kiev a uma residência de Putin

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Rússia diz que tem prova ataque. Foto: Ministério da Defesa da Rússia

Com agências.

(Brasília-DF, 01/01/2026). Foi divulgado pelas agências russas de notícias quepelo menos 24 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após um ataque com drones ucranianos contra um café e um hotel na vila costeira de Khorly, na região de Kherson, informou o governador Vladimir Saldo.

Segundo ele, três drones atingiram o local onde civis celebravam o Ano Novo, na vila costeira de Khorly, na costa do mar Negro.

O ataque ocorreu pouco antes da meia-noite, provocando um incêndio, que já foi controlado pelas equipes de emergência.

Saldo descreveu o episódio como um ataque deliberado contra civis, acrescentando que entre as vítimas há uma criança e que médicos continuam lutando pela vida dos feridos.

As autoridades locais informaram que cinco crianças foram hospitalizadas após o ataque, e o Comitê de Investigação da Rússia abriu um processo por ato terrorista em razão da morte de mais de vinte pessoas no local.

Mais

Nesta quinta-feira, 1º, o Ministério da Defesa da Rússia informou que Moscou apresentará a Casa Branca, nos EUA, uma prova-chave do ataque ucraniano contra uma residência do presidente russo, Vladimir Putin. A evidência foi obtida a partir da decodificação dos dados de rota de um drone ucraniano.

"Esses materiais serão transmitidos à parte norte-americana pelos canais estabelecidos", diz o comunicado.

Segundo a pasta militar, após uma perícia técnica especial no sistema de navegação de um dos drones ucranianos derrubados na noite de 29 de dezembro de 2025 no espaço aéreo da província de Novgorod, os serviços especiais russos conseguiram extrair o arquivo com a missão de voo.

O ministério acrescentou que "a decodificação dos dados de rota revelou que o objetivo final do ataque dos drones ucranianos em 29 de dezembro de 2025 era uma das instalações da residência do presidente da Rússia na província de Novgorod".

( da redação com Sputnik News e RT. Edição: Política Real)\