Rússia informa que Ucrânia tentou atingir uma residência de Vladimir Putin que diz que irá dar resposta, enquanto Ucrânia diz que Rússia mente
Veja mais
Publicado em
Com agências.
(Brasília-DF, 29/12/2025). Moscou denunciou nesta segunda-feira, 29, uma tentativa do regime de Kiev de atacar com 91 veículos aéreos não tripulados de longo alcance a residência oficial Dolguie Borody da Presidência russa, localizada na província de Novgorod.
"Queremos destacar o fato de que essa ação foi realizada durante as intensas negociações entre a Rússia e os Estados Unidos para resolver o conflito ucraniano. Ações imprudentes como essa não ficarão sem resposta", ressaltou o chanceler russo Sergey Lavrov.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou conhecimento do episódio durante uma recente conversa telefônica com Vladimir Putin, e afirmou ter ficado ''muito irritado''.
REAÇÃO
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse a seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, que Moscou dará uma resposta à tentativa de ataque do regime de Kiev contra a residência do líder russo localizada na província de Novgorod, informou nesta segunda-feira ,29, o assessor presidencial Yuri Ushakov, ao comentar o recente telefonema entre os dois presidentes.
"Declaramos claramente que essas ações terroristas imprudentes, naturalmente, não ficarão sem resposta", afirmou Ushakov.
Segundo o assessor, Putin enfatizou, na conversa com Trump, que "a parte russa pretende continuar trabalhando de forma estreita e produtiva com os parceiros norte-americanos para encontrar caminhos que permitam alcançar a paz".
"No entanto, a posição da Rússia será revisada, como é natural, em relação a uma série de acordos alcançados na etapa anterior e às soluções emergentes. Isso foi expresso de forma muito clara", acrescentou.
"Os americanos devem compreender isso. Diante do terrorismo de Estado perpetrado por Kiev, a parte russa não pode agir de outra maneira", resumiu Ushakov.
Mentira
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, acusou nesta segunda-feira ,29, a Rússia de mentir sobre um suposto ataque contra uma residência do presidente russo, Vladimir Putin.
"Agora os russos inventaram uma história obviamente falsa sobre algum tipo de ataque à residência do ditador russo, para terem uma desculpa para continuar seus ataques contra a Ucrânia", declarou o líder ucraniano em seu canal no Telegram.
O chefe de Estado ucraniano observou que as declarações do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, constituem "afirmações perigosas", destinadas a "minar o progresso" alcançado pelas equipes de negociação ucranianas e americanas na busca da paz.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)