31 de julho de 2025
TENTATIVA DE GOLPE

Alexandre de Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem, agora sem mandato, que pode ser condenado novamente

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Alexandre Ramagem Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 22/12/2025) Após a cassação do mandato de deputado do ex-delegado federal Alexandre Ramagem(PL-RJ), hoje, 22, o  ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retomada de parte do processo da trama golpista.  Ramagem está foragido nos Estados Unidos e é alvo de um pedido de extradição para o Brasil.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem já foi condenado a 16 anos de prisão, na ação da trama golpista, pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Em função do mandato parlamentar, Ramagem teve parte das acusações suspensas. O benefício foi aplicado para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A suspensão está prevista na Constituição. Enquanto tinha mandato de deputado, Ramagem não respondeu a crimes ocorridos depois da diplomação, ocorrida em dezembro de 2022.

Com a perda do mandato, o ex-diretor da Abin voltará a responder aos crimes e pode ser condenado novamente.

Para marcar a retomada do processo, Moraes agendou uma audiência de instrução para o dia 5 de fevereiro de 2026, quando serão ouvidas as testemunhas arroladas pela acusação, que será feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), e pela defesa do ex-parlamentar.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)