31 de julho de 2025
PODER

COMENTÁRIO DO DIA: O maior erro político!

Ouça o comentário da Política Real

Por Politica Real
Publicado em
Mais grave erro político Foto: Instituto Supra

(Brasília-DF, 10/12/2025)   A manhã começou com 19ºC e deverá a 24ºC.  dia começou nublado, garoa no centro da Capital do Brasil. Deverá choves pela manhã, certamente.

Na Câmara, depois de votações que se estenderam pela madrugada deverá haverá haver mais votações ao longo do dia. Inclusive deverá ser votada a cassação do mandato do deputado Glauber Braga.

No Senado, haverá sessões e trabalho nas comissões permanentes e o PL da Dosimetria será motivo de deliberação assim que chegar da Câmara dos Deputados.

O presidente Lula terá reunião e cerimônia do chamado PAC Seleções.  No final do dia, Lula irá a confraternização natalina do pessoal do Planalto.

Haverá sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal.

O Mercado vai ficar atento a divulgação da inflação de novembro.  E o que mais?!

 

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

 

COMENTÁRIO

 

Na Política, o certo pode virar o errado e o errado pode virar o certo por um passo de mágica.

O chefe de Câmara, Hugo Motta, decidiu por diversas votações neste final de ano. Entre elas, a cassação do mandato do combativo deputado Glauber Braga, do Psol do Rio, que peitou o centrão e Arthur Lira por quatro anos. Braga era um cabra marcado para morte política ao cometer um erro.

Ele estava na Mesa Diretora da Câmara na tarde de ontem, Motta ficou com receio que ele, numa ação de desespero, ocupasse seu lugar e impedisse que ele fizesse as votações do dia.

Motta, a partir dai, transformou o certo no errado, pior, no seu maior erro politico. Ele mandou tirar Braga à força da Mesa diretora, coisa que não o fez quando deputados de direita, em Motim, impediram ele de assumir o comando da Câmara em agosto.

Em seguida, veio o erro fatal, que transformou o homem que começou o mandato citando Ulysses Guimarães num monstro antidemocrático. Ele determinou que a imprensa não pudesse fazer os registros, fechou o plenário e mandou cortar o sinal da TV Câmara. 

Motta cometeu uma série de crimes de responsabilidade. Motta entrou para história pela porta dos fundos.

A última vez que o Congresso foi fechado para imprensa foi em 1º de abril de 1977 no Pacote de Abril do ditador Ernesto Geisel.

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília

( da redação)