DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para IPCA de novembro e superquarta, à vista
Veja mais números
Publicado em
(Brasília-DF, 09/12/2025) A Política Real teve acesso do relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para o IPCA de novembro e a superquarta de decisões monetárias.
Veja mais:
Nesta terça-feira, os futuros nos EUA operam em leve alta (S&P 500: +0,1%; Nasdaq 100: +0,1%), após uma sessão marcada por perdas nos principais índices e pela decisão do presidente Donald Trump de autorizar a venda dos chips H200 da Nvidia para a China, desde que 25% das receitas sejam repassadas ao governo americano. Nvidia avançou mais de 2% no after-market, enquanto o setor de tecnologia foi o único a fechar em alta na segunda-feira, impulsionado por nomes como Broadcom e Microsoft. Investidores aguardam a decisão do Federal Reserve nesta quarta-feira, com apostas de 89% para um corte de 25 bps, segundo o FedWatch.
Na Europa, as bolsas operam estáveis (Stoxx 600: 0,0%), enquanto investidores globais aguardam a decisão do Fed e monitoram a sequência de reuniões de bancos centrais na região. O Swiss National Bank divulga sua decisão nesta quinta-feira, seguido pelo Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu em 18 de dezembro. Ações de energia eólica, como Vestas e Orsted, avançaram após uma decisão judicial nos EUA derrubar a proibição de novos projetos de energia eólica no país. Investidores acompanham também a estreia da Magnum Ice Cream Company, spin-off da Unilever, listada em Amsterdã.
Na China, os mercados fecharam em queda (CSI 300: -0,5%; HSI: -1,3%), refletindo a cautela global antes da decisão do Fed, com quedas acentuadas em Hong Kong. No Japão, ganhos no setor de tecnologia limitaram as perdas do índice. A exceção veio da Índia, onde o RBI decidiu manter os juros em 3,60%. Além disso, investidores monitoram a desaceleração recente do mercado de semicondutores e o impacto do acordo entre Trump e Nvidia, que também impulsionou os futuros dos EUA.
IBOVESPA +0,52% | 158.187 Pontos. CÂMBIO +1,58% | 5,42/USD
Ibovespa
O Ibovespa encerrou a segunda-feira em alta de 0,5%, aos 158.187 pontos. O mercado continua monitorando o cenário político após o anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro na sexta-feira, que desencadeou uma forte queda no índice. A sessão de hoje foi marcada por uma leve recuperação, favorecida pelas declarações de Flávio Bolsonaro de que haveria “um preço” para desistir da candidatura.
O principal destaque positivo do dia foi IRB (IRBR3, +10,2%), após um banco de investimentos elevar sua recomendação para o papel. Na ponta negativa, Hapvida (HAPV3, -6,0%) recuou após a divulgação de novos dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) indicando perda de beneficiários. Desde a publicação do resultado do 3º trimestre, em 12 de novembro, as ações acumulam queda de 58,4%.
Nesta terça-feira, as atenções são voltadas para divulgação do relatório JOLTS de setembro nos EUA e os dados de inflação ao consumidor de novembro na China. O foco da semana segue sendo a “superquarta”, marcada pelas decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.
Renda Fixa
As taxas futuras de juros encerraram a segunda-feira em queda ao longo da curva, devolvendo parte dos prêmios incorporados após a volatilidade da última sexta-feira. O DI jan/26 encerrou em 14,9% (- 0,2bps vs. pregão anterior); DI jan/27 em 13,79% (- 5,8bps); DI jan/29 em 13,18% (- 4,9bps); DI jan/31 em 13,41% (- 6,2bps). No exterior, os mercados globais de renda fixa enfrentaram pressão após uma reprecificação das taxas canadenses se disseminar para outras regiões. Os rendimentos das Treasuries de dois anos terminaram o dia em 3,5771% (+1,47bps vs. pregão anterior); enquanto os de dez anos em 4,1673% (+2,93bps).
IFIX
O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou a segunda-feira em alta de 0,20%, impulsionado principalmente pelos fundos de recebíveis, que avançaram 0,32%, enquanto os fundos de tijolos subiram 0,13%. Com isso, o IFIX acumula ganhos de 0,47% no mês e 18,01% no ano. Entre as maiores altas do dia, destacaram-se KMIP11 (+1,7%), BLMG11 (+1,6%) e KFOF11 (+1,4%). Já as principais quedas foram registradas por DEVA11 (-2,8%), PCIP11 (-2,0%) e HCTR11 (-1,9%).
Economia
Preços do petróleo recuaram significativamente após aumento da produção no Iraque. Em mais uma tentativa, Ucrânia está elaborando uma versão revisada de seu plano de paz para apresentar à Casa Branca. Por fim, na política brasileira, Tarcísio manifestou apoio à candidatura de Flavio Bolsonaro. Na agenda internacional, destaque para a divulgação do relatório JOLTS, que mostra a abertura de vagas de empregos nos Estados Unidos. Além disso, temos a inflação ao consumidor e produtor na China e inflação ao produtor no Japão.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)