31 de julho de 2025
RÚSSIA X EUROPA

Otan e União Europeia avaliam que Rússia se prepara para um ataque até 2029

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Imagem do conjunto de prédio da sede do poder em Berlim Foto: Guia de Destinos

Com agências.

(Brasília-DF, 02/12/2025)  Na semana passada, no dia 26 de novembro, o jornal americano The Wall Street Journal divulgou um plano secreto da Alemanha para responder a um eventual ataque de Moscou num futuro próximo, divulgou  alguns dos principais pontos do "OPLAN DEU”.

Rodovias que viram pistas de pouso para aviões, 'cidades' erguidas em duas semanas e uma logística para trazer 800 mil soldados alemães, americanos e de outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o front em caso de uma guerra com a Rússia .

O documento de 1,2 mil páginas foi traçado há cerca de dois anos e meio por membros do alto escalão do Exército Alemão.  Não houve negativas.

Mais

Autoridades alemãs alertaram recentemente que esperam que a Rússia esteja pronta para atacar a NATO em 2029.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Johann Wadephul, declarou que novas avaliações dos serviços secretos mostram que Moscou está preparando opção de um ataque futuro contra a UE e a Otan.

"Os nossos serviços de informação estão emitando avisos urgentes: no mínimo, a Rússia está considerando travar uma guerra contra a OTAN em 2029", de acordo com  comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Temos de impedir novas agressões russas, juntamente com os nossos parceiros e aliados", acrescentou o comunicado.

Os países europeus têm registrado um aumento de atividades suspeitas ligadas à Rússia e de ataques híbridos orquestrados por Moscou, incluindo ciberataques, tentativas de sabotagem e até incursões de drones e mísseis no espaço aéreo europeu da Otan.

Drones não identificados provocaram o fechamento de aeroportos nos Estados Bálticos e nos países da Europa de Leste, bem como na Bélgica e na Alemanha. Os caças russos também entraram no espaço aéreo da Estónia.

O Comissário Europeu para a Defesa, Andrius Kubilius, disse à Euronews que as suspeitas de provocações da Rússia — incluindo as incursões de drones e o recente bombardeamento de uma linha ferroviária polaca — estão a mudar as doutrinas de guerra.

( da redação com DW, Euro News. Edição: Política Real)