31 de julho de 2025
MUNDO

Donald Trump anunciou o fechamento do espaço aéreo da Venezuela; na sexta-feira, jornal disse que Trump e Maduro conversaram por telefone

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Donald Trump fez anúncio Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 29/11/2025) Neste sábado, 29, o presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, numa nova escalada das tensões com a Venezuela desde que deslocou um contingente militar significativo até a região sob a justificativa de combater o narcotráfico - anunciou  o fechamento "total" do espaço aéreo do país governado por Nicolás Maduro .

"A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e de pessoas, por favor considerem o espaço aéreo acima e no entorno da Venezuela completamente fechado", escreveu em uma postagem na rede social Truth Social.

Na semana passada, a FAA, o órgão regulador da aviação americana, advertiu grandes companhias aéreas sobre uma "situação potencialmente perigosa" em rotas que passam sobre a Venezuela devido à "situação de segurança piorada e atividade militar elevada" no país ou em seu entorno.

O governo venezuelano reagiu revogando os direitos de operação de seis grandes companhias aéreas que suspenderam voos ao país após a advertência das autoridades americanas: da espanhola Iberia, da portuguesa Tap, da colombiana Avianca, da filial colombiana da Latam, da Gol e da turca Turkish Airlines.

Guerra às drogas

Desde o início de setembro, o governo Trump aumentou a pressão sobre a Venezuela, com um importante deslocamento militar no Caribe que inclui o maior porta-aviões do mundo .

A Casa Branca afirma agir para deter o tráfico de drogas a partir do país latino-americano, enquanto o regime de Maduro acusa os EUA de agirem para tentar forçar uma mudança de governo no país.

Desde setembro, ao menos 83 pessoas foram mortas em mais de 20 ataques americanos contra supostos "narcoterroristas" no Caribe e no leste do Pacífico.

Por enquanto, Washington não apresentou nenhuma evidência de que essas embarcações eram usadas para transportar drogas ou representavam uma ameaça aos Estados Unidos.

Nessa sexta-feira ,28, o jornal New York Times informou que Trump e Maduro conversaram por telefone, na semana passada, sobre a possibilidade de se reunirem nos EUA. No dia anterior à notícia, Trump sugeriu que um ataque americano por terra contra traficantes estaria próximo.

(da redação com DW. AFP). Edição: Política ReaL)