Hugo Motta anuncia rompimento com o líder do PR, Lindberg Farias
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 24/11/2025). Nesta segunda-feira, 24, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, falando a Folha de São Paulo, disse que que rompeu com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ). "Não tenho mais interesse em ter nenhum tipo de relação com o deputado Lindbergh Farias", declarou.
Segundo dois líderes da Casa próximos a Motta, consultados pela Foilha, a relação entre os dois, agora, será meramente institucional.
O Grupo de Motta vem reclamando há tempos que Lindbergh sempre se exalta e desgastar a imagem da Câmara junto à opinião pública. Apoiadores de Motta dizem que ele se comporta como líder do governo e não como líder de sua bancada.
O petista é um dos deputados mais atuantes na defesa do governo e de suas pautas na Casa e tem usado publicações nas redes sociais e falas na tribuna para fazer essa disputa política.
O ponto alto do desgaste entre Motta e Lindberg foi o projeto de lei antifacção, aprovado na Câmara na semana passada. Lindeberg chegou a dizer que a escolha de Motta pelo deputado Guilherme Derrite( Progressistas-SP) foi uma afronta ao Presidente Lula.
O próprio Motta falou publicamente do descontentamento em entrevistas e publicações nas redes nos últimos dias.
Um cardeal do centrão diz que, hoje, o clima entre os parlamentares e o Planalto é muito ruim.
Aliados de Motta negam, no entanto, que haja um rompimento com Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), responsável pela relação entre Executivo e Legislativo, mas afirmam que a relação do parlamentar com a ministra também foi abalada.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é apontado por líderes do centrão como um nome que atua para distensionar a relação da cúpula da Casa com o Planalto.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)