Davi Alcolumbre, após especulações de que estaria irritado com a indicação de Jorge Messias para o STF, diz que o Senado, na hora oportuna, irá se manifestar
Publicado em
(Brasília-DF, 24/11/2025) No início da tarde desta segunda-feira, 24, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, que não é habitual em declarações à imprensa divulgou nota após muitas especulações de que ele estaria “furioso” com o Palácio do Planalto e com a lideranção do Governo no Senado por não sido ouvido sobre a indicação da vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal( STF) face a aposentadoria do ministro Luiz Roberto Barroso.
Ele destacou que cada poder tem sua prerrogativa. Ele falou de respeito constitucional com o conhecimento da indicação que recaiu sobre o nome do Advogado Geral da União, Jorge Messias.
Ele disse que o Senado, em momento oportuno, irá se manifestar sobre a indicação.
Veja a nota:
NOTA À IMPRENSA
O Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, toma conhecimento, com respeito institucional, da manifestação pública do indicado ao Supremo Tribunal Federal.
Reafirma que o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República.
Cada Poder da República atua dentro de suas próprias atribuições, preservando o equilíbrio institucional e o respeito aos ritos constitucionais.
E o Senado assim o fará, no momento oportuno, de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto.
Assessoria de Imprensa
Presidência do Senado Federal
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)