PRÉVIA DO PIB: IBC-Br caiu -0,9% no trimestre encerrado em setembro, informa BC
Publicado em
(Brasília-DF, 17/11/2025) Na manhã desta segunda-feira, 17, o Banco Central divulgou o seu índice IBC-Br fechado em setembro, que é conhecido pela “prévia do PIB) que aponta um recuou de -0,9%. O índice de setembro comparado com agosto o recuo foi de -0,2%
A queda foi generalizada. Na agropecuária o recuou foi de -4.5%, na indústria foi de -1,0% e nos serviços o recuo foi de -0,3%.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br), divulgado desde março de 2010, tem como objetivo mensurar a evolução contemporânea da atividade econômica do país e contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária. Trata-se de indicador de periodicidade mensal, que incorpora variáveis consideradas como proxies para desempenho dos setores da economia.
Por se tratar de indicador agregado de atividade, a taxa de crescimento do IBC-Br é frequentemente comparada à do Produto Interno Bruto (PIB). Embora a comparação seja natural, na medida que a estrutura do Sistema de Contas Nacionais (SCN) é utilizada para seleção e uso das proxies empregadas na apuração do IBC-Br, há diferenças conceituais, metodológicas e mesmo de frequência de apuração dos dois.
Veja o índice dessazonalizado:
Veja o índice não-dessazonalizado:
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)