COP30: Edson Fachin participa do Dia da Justiça em Belém; Fachin defende a discussão sobre os desafios da justiça climática e defende que “Não há justiça sem compromisso ambiental”
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 12/11/2025). Nesta quinta-feira, 13, em Belém, no âmbito da da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, participa da conferência e abrirá o “Dia da Justiça” no evento.
A iniciativa reunirá representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos tribunais superiores e de cortes constitucionais de diversos países para discutir os desafios da justiça climática e a proteção dos direitos humanos frente às mudanças do clima.
A intensificação de enchentes, secas e ondas de calor tem exposto as desigualdades sociais, raciais e econômicas que atravessam o planeta, revelando que as mudanças climáticas não afetam todas as pessoas da mesma forma. Nesse contexto, ganha força o conceito de justiça climática.
Em sua posse na Presidência da Corte, em 29 de setembro, Fachin destacou que a justiça socioambiental tem um grande débito a saldar com a crise climática, pois a Constituição de 1988 consagrou a proteção ecológica como encargo do Estado e da sociedade. “Não há justiça sem compromisso ambiental”, afirmou.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)