Aprovação de Lula tem o melhor desempenho no ano e chega a 51,2%, informa AtlasIntel
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 24/10/2025) Na manhã desta sexta-feira, a AtlasIntel divulgou mais uma rodada de sua pesquisa em parceria com a agência internacional Bloomberg que mostra, entre outras avaliações, o desempenho do governo e do Presidente Lula.
Aprovação do presidente Lula atinge o melhor nível desde janeiro de 2024, superando a desaprovação pelo segundo mês consecutivo. Na comparação com setembro, houve estabilidade, sem oscilações fora da margem de erro. Neste mês, o presidente registrou saldo positivo de +3pp. Veja a íntegra da pesquisa AQUI.
Aprovação do Presidente Lula
Aprovo: 51,2% (+0,4)
Desaprovo: 48,1% (-0,2)
Não sei: 0,6%
Medidas do governo federal
A maioria da população avalia que recentes medidas anunciadas pelo governo são boas para o Brasil. Entre elas, se destaca a isenção de IR para que ganha até R$ 5 mil (84%). Já os descontos na conta de luz, o fim da obrigatoriedade de autoescola para emitir CNH e o Gás do Povo possuem percepção positiva para mais de 60% da população.
Motivação para isenção do imposto
Para 52,4% da população, a redução foi motivada por uma preocupação do Governo em reduzir a igualdade de renda. Contudo, 39,6% acreditam que a decisão foi motivada por um interesse simplesmente eleitoral
Impacto da isenção do imposto
Para 60,6% da população, esta medida realmente ajudará a reduzir a desigualdade socioeconômica no Brasil. Enquanto isso, 36,2% da população acredita que não haverá uma contribuição verdadeira nesse sentido.
Compensação da arrecadação
58,5% dos brasileiros concordam totalmente em cobrar mais impostos de quem ganha mais de R$50 mil por mês. O nível de concordância chega a quase 70% somando aqueles que concordam parcialmente. Contudo, há uma parcela de 29,3% da população que discorda em algum nível desta medida para compensação.
Reflexos na imagem do Governo
Para 42% da população, as novas medidas anunciadas pelo governo impactam de forma “muito mais positiva” a percepção sobre o Governo Lula, enquanto 11,5% têm imagem "mais positiva".
20,8% dizem que não têm sua percepção afetada. Além disso, 19,5% dizem que sua percepção se tornou “muito mais negativa”.
Nesta pesquisa participaram 14.063 respondentes, a margem de erro é de +/- 1pp e o período de coleta foi entre os dias 15/10 e 19/10.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)