31 de julho de 2025
LULA VIAJA

Lula segue para o Sudeste Asiático, busca mercado de 680 milhões e poderá se encontrar com Donald Trump

Em Jacarta, capital da Indonésia, Lula será recebido em visita de Estado nos dias 23 e 24 de outubro, em retribuição à visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil, em julho deste ano

Por Foto: Ricardo Stuckert
Publicado em
Lula enbarca mas antes se despede de Geraldo Alckmin Foto: Ricardo Stuckert

(Brasília-DF, 21/10/2025). Na manhã desta terça-feira, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segue para o Sudeste Asiático, mas a longa viagem terá uma parada, estratégica por Johanesburgo, na África do Sul.  O

No Sudeste Asiático, Lula visitará a Indonésia e Malásia. A programação inclui participações na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Lula também participará de reuniões bilaterais com os países anfitriões e outros chefes de Estado visitantes, incluindo um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que ainda não está confirmado. O presidente retorna ao Brasil no dia 28.

Em Jacarta, capital da Indonésia, Lula será recebido em visita de Estado nos dias 23 e 24 de outubro, em retribuição à visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil, em julho deste ano. A agenda marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com ênfase em cooperação econômica, agrícola, energética e de desenvolvimento sustentável.

Segundo o embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério das Relações Exteriores, Brasil e Indonésia figuram entre as principais lideranças do Sul Global, com sociedades plurais, grandes mercados internos e visões convergentes em fóruns multilaterais.

"A Indonésia é parceira estratégica do Brasil desde 2008 e é a terceira maior democracia do mundo, a quarta nação mais populosa e a principal economia da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Os contatos de alto nível entre o Brasil e a Indonésia têm se intensificado nos últimos anos”, pontuou.

"Do ponto de vista econômico, os 11 países, considerando o Timor Leste, que agora entra para a associação, eles somam mais de 680 milhões de habitantes com PIB [Produto Interno Bruto] agregado de cerca de US$ 4 trilhões. Considerados em conjunto, então, eles formariam o terceiro maior país em termos populacionais e a quarta maior economia do mundo", apontou Lucero.

O embaixador ainda destacou que o comércio do Brasil com os países da Asean superou US$ 37 bilhões no ano passado e continua crescendo. Se fosse um único país, a Asean seria o quinto principal parceiro comercial do Brasil, atrás da China, União Europeia, dos Estados Unidos e da Argentina.

Durante o encontro entre Lula e Subianto, os dois líderes devem aprofundar os entendimentos em áreas previstas no comunicado conjunto adotado durante a visita do presidente indonésio a Brasília: comércio e agricultura, segurança alimentar, bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa.

“O comércio tem crescido bastante, o que acaba sendo algo comum nos países da região. Nós mantemos um superávit bastante significativo com a Indonésia e com demais países do Sudeste Asiático”, destacou o embaixador.

( da redação com informações de assessorias. Edição: Política Real)