31 de julho de 2025
PODER

Lula, na frente de Hugo Motta, diz que “o Congresso Nacional nunca teve uma qualidade tão baixa como tem agora"

Por Politica Real com agências
Publicado em
Lula fala e Hugo Motta ouve Foto: imagem de streaming

Com agências.

(Brasília-DF, 15/10/2025). Nesta quarta-feira, 15, no evento que celebrou o Dia Nacioal do Professor, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de saudar os professores e destacar o que on Governo Lula 3 fez e está fazendo pela categoria, ele acabou falando muito de política.

Lula, tendo o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), como um dos convidados para o evento, fez duras críticas ao Legislativo. "O Congresso Nacional nunca teve uma qualidade tão baixa como tem agora", disse. O presidente também fez um apelo por mais responsabilidade política nas próximas eleições, marcadas para 2026.

"Isso que é a cara do Congresso Nacional, é o resultado da consciência política que vocês tiveram no dia das eleições. Depois não adianta reclamar. Se a gente quer fazer guerra contra um país, a gente não pode mandar um soldado que vai ficar do lado do outro país. […] A gente não coloca raposa para tomar conta de galinheiro. A raposa vai comer a galinha", afirmou Lula, sendo novamente aplaudido.

Protestos contra a anistia

O evento também foi marcado por um protesto contra a anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro. Durante o discurso de Hugo Motta, manifestantes interromperam a fala com gritos contrários à proposta, que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mesmo sob vaias, Motta manteve o pronunciamento ao lado de Lula.

Lula também mencionou casos de corrupção no Rio de Janeiro e cobrou coerência dos eleitores. "Eu não consigo entender como é que esse estado, um estado altamente politizado, elege um cara para governador que era um juiz picareta, que ficou aí e não fez p**** nenhuma, se meteu na corrupção", declarou, ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que deve disputar o Palácio Guanabara no ano que vem.

O presidente completou dizendo que "o dia que acharem que o Lula não presta, ou o deputado não presta, é direito de achar", mas reforçou que o voto consciente é essencial para mudar o país.

 

( da redação com informações de assessoria, Sputnik News. Edição: Política Real)