COMENTÁRIO DO DIA: Brasil, decidindo!
Ouça o comentário da Política Real
Publicado em
(Brasília-DF, 13/10/2025) A manhã começou com 19º C, parcialmente nublado, e deverá chegar a 29ºC. Existe possibilidade de chuvas que deverá chegar a 25ºC. No final de semana choveu, mas não choveu no Plano Piloto de Brasília.
Estão marcadas três sessões na Câmara, todas de homenagem.
No Senado, haverá sessões e muito trabalho nas comissões. Destaque será na CPMI do INSS, onde deputados e senadores irão se reunir em plenário das comissões do Senado.
Não haverá sessões nos tribunais superiores.
O presidente Lula está em Roma, começa o dia sendo recebido pelo Papa Leão XIV e depois irá para Organização Mundial contra a Fome, a FAO, que completa 80 anos e fará evento para molibilizar a Aliança Global contra a Fome.
Lula vai retornar ao Brasil ainda hoje. E o que mais heim!? O Mercado vai estar atento ao relatório Focus, como de hábito!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
O século 20 foi o século do petróleo. O século 21, da tecnologia, é o século dos minerais críticos.
Em outubro de 2020, os poderosos do Ocidente diziam que Donald Trump não deveria ser reeleito não por suas mentiras da pós-verdade, mas porque iria acelerar a chegada da China ao topo do Mundo.
Trump voltou dizendo a essa turma que não vai permitir que a China chegue tão rápido ao topo do mundo.
A China nunca ligou para as tarifas de Trump pois ela tem 60% das terras raras do Mundo e explora 90% do que é produzido.
Os Estados Unidos, com sua Nvídia, fazem o chip da Inteligência Artificial, mas sabem onde está o material para fazer o chip? Nas terras raras dos chineses. Mais ainda, eles já produzem o mesmo chip da Nvídia.
Nessa sexta-feira, os chineses disseram que vão impor limites para exportar os tais minerais. Disseram que a limitação era só para os fins militares.
Sabe onde está o resto dos minerais críticos do Mundo? No Brasil, que os tem e não os explora.
Quem diria que o Brasil poderá ser decisivo para definir se a China ou os Estados Unidos vão mandar no século 21.
Foi Genésio Araújo Junior, de Brasília.
( da redação)