Tesouro Nacional revista estoque da dívida pública; Tesouro diz que estoque da Dívida Pública Federal (DPF) fica acima do previsto face a demanda do mercado
Em 2025, as emissões de títulos do Tesouro Nacional no mercado doméstico apresentaram maior diversificação por indexadores e prazos.
Publicado em
(Brasília-DF, 30/09/025) Também nesta terça-feira, 30, o Tesouro Nacional anuncia a revisão dos limites de referência para o estoque da Dívida Pública Federal(DPF) definidos em seu Plano Anual de Financiamento, a serem alcançados ao final do exercício.
Os novos limites definidos no Plano Anual de Financiamento (PAF) indicam um crescimento no estoque da Dívida Pública Federal (DPF) acima do previsto inicialmente. Esse aumento reflete o volume de emissões realizado até o momento, sustentado por um ambiente de maior demanda por títulos públicos federais.
Diante de queda nas taxas futuras nas partes intermediária e longa da curva de juros e de um ambiente de menor volatilidade em relação ao último trimestre de 2024, o Tesouro Nacional identificou uma janela de oportunidade para aumentar o volume de emissões a partir do início do ano. A estratégia foi executada de forma compatível com a demanda de mercado, sem exercer pressões significativas sobre os preços.
Os limites de referência para a composição e a estrutura de vencimentos permanecem inalterados. Em 2025, as emissões de títulos do Tesouro Nacional no mercado doméstico apresentaram maior diversificação por indexadores e prazos. Até setembro ,29, as LFT representaram 39% das emissões, ante 65% em 2024. Já os prefixados responderam por cerca de 40%, e as NTN-B, por 21%. A composição das emissões recentes se aproxima do padrão histórico, com maior peso de títulos prefixados e indexados à inflação em relação a 2024, resultando em um perfil mais balanceado, semelhante ao observado em 2022 e 2023.
O volume de emissões realizadas até agora reforçou o colchão de liquidez do Tesouro Nacional, que correspondia a 7,8 meses de dívida vincenda ao fim de agosto . Esse patamar mais elevado mitiga o risco de refinanciamento e dá maior flexibilidade à gestão da dívida, inclusive para suavizar emissões em períodos de maior volatilidade. O reforço ganha relevância ao antecipar 2026, ano em que eventuais oscilações de mercado podem pressionar os custos de emissão e reduzir a demanda por títulos.
Governo Federal, face ao caso da intoxicação pelo metanol, reage; Lewandowski fala que casos podem ir além de SP, Padilha diz que Saúde vai orientar notificação imediata e Andrei da PF fala em inquérito que vai mirar crime organizado.
Os novos limites para o estoque do PAF 2025 possibilitam manter a estratégia adequada às condições de mercado, sem trazer pressão para a formação dos preços dos títulos no último quadrimestre, contribuindo, assim, para o bom funcionamento do mercado.
Esta comunicação é apenas para fins informativos e não constitui uma oferta de compra ou venda ou uma solicitação de oferta de venda ou compra de quaisquer títulos. Não haverá oferta ou venda de títulos em qualquer país ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda seja considerada ilegal se realizada antes do respectivo registro ou habilitação nos termos as leis de títulos e valores mobiliários do respectivo país ou jurisdição. As informações neste anúncio podem não ser completas e podem ser alteradas.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)