31 de julho de 2025
PEC DA BLINDAGEM

Davi Alcolumbre, com elogios a Otto Alencar e Alessandro Vieira, manda arquivar PEC da Blindagem por “amparo regimental claríssimo”

Veja mais

Por Política Real com agências
Publicado em
Davi Alcolumbre fala da PEC observado oor Alessadro Vieira Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

(Brasília-DF, 24/09/2025) Na tarde desta quarta-feira, 24, o senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, determinou o arquivamento da PEC 3/2021. Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia rejeitado a proposta, por unanimidade. Por isso, como a CCJ considerou a PEC inconstitucional, o presidente do Senado informou que o Plenário não precisa votá-la e mandou arquivar a matéria definitivamente.

Davi elogiou o desempenho do presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), e do relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE); também comemorou a rejeição unânime na comissão. O presidente do Senado disse que a PEC mobilizou o Parlamento e a sociedade.

“Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário.”, disse.

A proposição mudaria a Constituição para que os membros do Congresso não fossem processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelecia que a deliberação sobre a licença seria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PEC foi aprovada em 17 de setembro pela Câmara dos Deputados, Casa de origem do texto. Porém, tanto Alessandro quanto Otto Alencar já haviam adiantado em entrevistas que a matéria seria rejeitada assim que chegasse ao Senado. Foram 26 votos pela rejeição da PEC na CCJ e nenhum contrário.

( da redação com informações da Agência Senado. Edição: Política Real)