31 de julho de 2025
BRASIL X ESTADOS UNIDOS

Lula, em coletiva em Nova York, disse que a espera que a reunião com Donald Trump seja “logo”

Veja mais

Por Politica Real com assessoria e BBC
Publicado em
Lula em coletiva em Nova York Foto: imagem de streaming

(Brasília-DF, 24/09/2025) Nesta quarta-feira, 24, em Nova York, nos EUA, em coletiva antes de voltar para o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que espera que a possível reunião que terá com o presidente dos EUA, Donald Trump, aconteça "logo", "como dois seres humanos civilizados" e sem que haja "espaço para brincadeira".

Na terça-feira, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump disse que o presidente brasileiro é "um cara legal" e disse que os dois mandatários devem se encontrar na próxima semana, sem especificar como ou onde.

Respondendo a uma pergunta feita pela BBC News Brasil, Lula declarou que está "muito otimista com o encontro".

"Acredito muito no poder da palavra, tenho interesse na conversa e espero que aconteça logo", declarou Lula.

Lula disse ainda que teve a "satisfação" de encontrar Trump por alguns segundos na sede da ONU em Nova York e que os dois têm "muito a conversar".

O presidente brasileiro declarou que o encontro com Trump pode ser público e, inclusive, presencial, mas não definiu uma data nem respondeu se irá voltar aos EUA.

"Aquilo que parecia ser impossível aconteceu", disse Lula.

Lula disse que possível reunião pode "acabar o mal-estar na relação que tem hoje."

Respondendo a jornalistas, o presidente disse que, para ele, não há "veto" sobre assuntos que podem ser debatidos entre os dois.

O presidente brasileiro também lembrou a frase que Trump disse em seu discurso na terça, de que houve uma "química excelente" entre os dois.

"Fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química boa entre nós."

"Eu acho que pintou uma química, mesmo", completou Lula.

"Acho que relação humana é 80% química, 20% emoção. É muito importante essa relação, torço para que dê certo. O Brasil e EUA são duas maiores democracias do continente, temos muitos interesses comerciais, industriais, tecnológicos e científicos."

"Se somos duas maiores economias e países do continente, não há porque Brasil e EUA vivam momento de conflito", completou Lula.

Segundo o presidente brasileiro, o encontro pode fazer com que Trump repense medidas tomadas contra o Brasil.

"Acho que ele está mal-informado em relação ao Brasil e isso tem o levado a tomar decisões que não aceitáveis a dois países com relações diplomáticas há mais de 200 anos. Acho que, quando tivermos encontro, tudo será resolvido, Brasil e EUA viverão em harmonia e quimicamente estáveis", disse Lula.

( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)