31 de julho de 2025
BRASILX EUA

Itamaraty diz que nova sanções da Lei Magnitsky à esposa do Ministro Alexandre de Moraes são ingerência indevida e usa de inverdades; Alexandre de Moraes falou em medida ilegal

Veja mais

Por Politica Real com assessoria
Publicado em
Palácio do Itamaraty Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 22/09/2025). Nesta segunda-feira, 22, após a divulgação de que o Governo dos Estados Unidos aplicou a Lei Magnitsky à esposa do Ministro Alexandre de Moraes e contra o instituto ligado ao ministro, o Itamaraty divulgou nota afirmando que medida é uma ingerência indevida baseada em inverdades.

Veja a nota:

O governo brasileiro recebe, com profunda indignação, o anúncio, pelo governo norte-americano, da imposição da Lei Magnitsky à esposa do Ministro Alexandre de Moraes e a instituto ligado a ele. Em nova tentativa de ingerência indevida em assuntos internos brasileiros, o governo norte-americano tentou justificar com inverdades a adoção da medida, no comunicado divulgado na manhã de hoje.

O recurso do governo Trump à Lei Magnitsky, no caso do Brasil, uma democracia que se defendeu, com êxito, de uma tentativa de golpe de Estado, não apenas é uma ofensa aos 201 anos de amizade entre os dois países. Representa também a politização e o desvirtuamento na aplicação da lei, como já manifestado recentemente por um de seus co-autores, o deputado James McGovern. Em carta dirigida em agosto último aos Secretários de Estado, Marco Rubio, e do Tesouro, Scott Bessent, McGovern definiu como “vergonhoso” o recurso à Lei Magnitsky, pela Administração Trump, com o objetivo de “minar os esforços do Poder Judiciário brasileiro para defender as instituições democráticas e o estado de direito”.

Esse novo ataque à soberania brasileira não logrará seu objetivo de beneficiar aqueles que lideraram a tentativa frustrada de golpe de Estado, alguns dos quais já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal. O Brasil não se curvará a mais essa agressão.”

Alexandre de Moraes.

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes divulgou nota afirmando que as medidas de imposição da Lei Magnitsky à esposa, advogada Viviane Moraes e o Lex Instituto são ilegais.

 Veja a nota:

“A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnistsky à minha esposa, não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito Internacional, a Soberania do Brasil e a independência do Judiciário.

Independência do Judiciário, coragem institucional e defesa à Soberania nacional fazem parte do universo republicano dos juízes brasileiros, que não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo Povo brasileiro.

As Instituições brasileiras são fortes e sólidas. O caminho é o respeito à Constituição, não havendo possibilidade constitucional de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento.

Como integrante do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade.”, diz o texto.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)