AGU Jorge Messias critica aplicação de Lei Magnitsky contra familiar de ministro e diz que suspensão de visto não o irá impedir de atuar com “vigor” para realizar seu trabalho
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 22/09/2025) Mais cedo o Advogado Geral da União, Jorge Messias divulgou nota criticando as medidas do EUA contra familiares do ministro Alexandre de Moraes e logo em seguida destacou as medidas que foram tomadas pelos Governo dos Estados Unidos contra ele próprio. O Governo dos Estados Unidos decidiu cancelar o visto de entrada de Messias nos Estados Unidos.
Veja a nota:
"As mais recentes medidas aplicadas pelo governo dos EUA contra autoridades brasileiras e familiares, agravam um desarrazoado conjunto de ações unilaterais, totalmente incompatíveis com a pacífica e harmoniosa condução de relações diplomáticas e econômicas edificadas ao longo de 200 anos entre os dois países.
Diante desta agressão injusta, reafirmo meu integral compromisso com a independência constitucional do nosso Sistema de Justiça e recebo sem receios a medida especificamente contra mim dirigida. Continuarei a desempenhar com vigor e consciência as minhas funções em nome e em favor do povo brasileiro.
Ministro Jorge Messias
Advogado-Geral da União do Brasil"
Mais
Logo depois, também nas redes sociais, Messias disse que a medida não era só contra ele, mas contra um advogado que cumpre a sua missão.
“Quando um Estado ataca um advogado por exercer a defesa de seu cliente, fica evidente que os princípios fundamentais do Estado democrático de Direito foram gravemente violados.”, disse.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)